Topo

Para frente! Jorginho coloca o Vasco mais ofensivo para quebrar jejum

Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

08/09/2016 08h00

O incômodo jejum de seis jogos fez com que o técnico Jorginho fizesse um teste mais ofensivo no último treino do Vasco, todo fechado à imprensa. Na busca de voltar a ter condições de surpreender o adversário e já no sábado, contra o Oeste, em São Januário, sair de campo com a vitória, o comandante vascaíno promoveu na atividade a entrada de Junior Dutra no lugar de Marcelo Mattos.

Com esta mudança, a formação do Vasco também passaria por modificação. Sairia do 4-4-2, esquema considerado "batido" por ter sido usado praticamente em todo primeiro semestre pela equipe, para um 4-3-3, criando outras opções de criação no meio de campo. Outra alteração que Jorginho pode promover para sábado é o retorno de Madson no lugar de Yago Pikachu na lateral direita.

Para sábado, vale lembrar, Jorginho terá todo o elenco do Vasco à disposição. O goleiro Martin Silva, que desfalcou o time nas últimas duas rodadas por ter ficado à serviço do Uruguai nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, reassume a posição de titular no lugar de Jordi. Luan, que cumpriu suspensão automática na rodada passada, também é outro que fica novamente à disposição.

"Temos trabalhado, treinado a equipe na medida do possível, o que o tempo permite. Temos que estar sempre ligados, ter perseverança, não desistir. Agora, é continuar trabalhando, não tem outro jeito. Não podemos nos abater para dar a volta por cima nesta reta final de temporada", lembrou o técnico Jorginho após a derrota para o Bahia no fim de semana passado.

Jorginho terá mais dois treinamentos - nesta quinta e sexta, em São Januário - para decidir se seguirá em frente com este teste, fará novas modificações ou repetirá o time utilizado na derrota para o Bahia. A expectativa da comissão técnica após os trabalhos realizados, porém, é a de que o técnico coloque em campo no sábado o mesmo time testado.

A importância de uma decisão certeira por parte de Jorginho de como tratar o jogo de sábado aumentou na terça-feira depois de o Vasco ter perdido a liderança para o Atlético-GO na Série B. Vencer o Oeste nunca foi tão primordial ao clube. Para recuperar a primeira colocação, voltar a fazer uma gordura e deixar os torcedores tranquilos na caminhada que espera-se a Série A.