Topo

Wada comunica à FPF resultado de novo exame de Alecsandro

09/09/2016 16h06

Nesta sexta-feira, a Wada, Agência Mundial Antidoping, comunicou à Federação Paulista de Futebol o resultado do novo exame do centroavante palmeirense Alecsandro. Ao LANCE!, Fernando Solera, presidente da Comissão Antidopagem da CBF, já havia adiantado que aguardava uma resposta oficial da entidade internacional sobre o caso.

Suspenso por dois anos após julgamento do TJD-SP, Alecsandro não tem nem treinado com o elenco do Palmeiras na Academia de Futebol e está mantendo a forma fora do clube. Enquanto Solera acredita que o comunicado já seja suficiente para o centroavante voltar a atuar, a defesa do jogador é mais cautelosa.

O advogador Bichara Abidão Neto, quem cuida do caso, também ao L!, afirmou que há a possibilidade de acontecer um novo julgamento. Enquanto isso, poderia ser pedido um efeito suspensivo, dando a chance a Alecsandro de voltar a atuar pelo Verdão.

O Palmeiras, por sua vez, aguarda um comunicado oficial da Confederação Brasileira de Futebol e da FPF para saber quando poderá contar novamente com o jogador, flagrado no exame antidoping realizado após partida contra o Corinthians, em abril, no Campeonato Paulista.

CONFIRA A NOTA DA FPF NA ÍNTEGRA:

A Comissão de Controle de Doping da Federação Paulista de Futebol, informa que nesta data, recebeu após questionamento junto à Agência Mundial Antidoping - WADA, e ao OLYMPIC ANALYTICAL LABORATORY - UCLA, um ofício denominado "Caso 0960 / 2016 - Sr. Alecsandro Barbosa Felisbino".

Extraindo-se dos documentos técnicos, a Amostra A e B 3982601, pertencente ao jogador Alecsandro Barbosa Felisbino, da Sociedade Esportiva Palmeiras, contém a substância O-dephenylandarine.

Entende-se, definitivamente, que o OLYMPIC ANALYTICAL LABORATORY - UCLA realizou com competência a análise laboratorial, utilizando-se do perfil amplo, de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping - WADA.

O Comitê científico da WADA reconheceu que a presença do metabólito da substância proibida Andarine na amostra do jogador seja a consequência do uso, pelo jogador, da loção contendo flutamida. Considerou, ainda, que na fase atual do conhecimento científico, o Jogador não deve ser considerado como tendo cometido uma violação da regra antidoping.

Há de se considerar que este é o primeiro caso relatado no mundo com esta interação metabólica em seres humanos.

Em prosseguimento ao caso, a Comissão de Controle de Doping da Federação Paulista de Futebol, de imediato, notificará todos os órgãos competentes.