Topo

Duelo entre Celtic e Barcelona vai além das quatro linhas

12/09/2016 19h27

Barcelona e Celtic tem mais coisas em comum do que muitos imaginam. Adversários nesta terça-feira (13), às 15h45 (de Brasília), pela estreia da Liga dos Campeões, os dois carregam uma frase cheia de significados consigo: o slogan "Mais que um clube".

Em 2012, antes do duelo entre as duas equipes pela fase de grupos, o diretor geral do Celtic, Peter Lawwell, disse ao Mundo Deportivo que, na verdade, a criação é dos escoceses.

- Barça, desculpa, mas o tema "mais que um clube" é nosso. Mas não quero controvérsias, mantemos uma relação esquisita com o Barcelona e com o seu pessoal.

Verdade é que a frase foi dita pela primeira vez em maio de 1967, quando o Celtic conquistou a Champions League em cima da Inter de Milão, no Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa, o diretor da época Sir Robert Kelly, disse:

- Esse Celtic um muito mais que um clube para muita gente, é uma forma de vida.

Já em Barcelona, a expressão foi falada em um discurso do presidente do clube, Narcís de Carreras, em janeiro de 1968. O objetivo era reforçar a relação do Barça com o movimento separatista da região da Catalunha, já que eles haviam sido repreendidos inúmeras vezes durante as ditaduras na Espanha. Além disso, mantiveram, após isso, seu compromisso social.

As equipes estão no Grupo C da Liga dos Campeões, ao lado do Manchester City, de Pep Guardiola, e do Borussia Mönchengladbach.