Topo

Bob Burnquist participa de reinauguração do Skate Park

13/09/2016 13h22

Criado na década de 70, o tradicional Skate Park de Campo Grande foi reinaugurado neste fim de semana e contou com a presença ilustre de Bob Burnquist. Ele chegou à Praça Marechal Edgar do Amaral acompanhado de amigos, entre eles o também skatista profissional Nilo Peçanha. O prefeito Eduardo Paes e o secretário estadual de esporte, lazer e juventude, Marco Antônio Cabral, também participaram do evento.

Impressionado com o que viu, Burnquist relembrou os tempos que ia com os amigos, ainda menino, ao local:

- A pista de Campo Grande faz parte da história do skate brasileiro, não só do Rio. Lembro de quando eu era moleque ainda e pegávamos o ônibus pra vir curtir o pico. Fiquei sabendo da reforma pelo Roberto HoHo Plant e pelo Nilo Peçanha. Era para ter ido embora há dois dias, mas fiz questão de esperar para ver de perto. Foi muito legal eles terem mantido o projeto inicial, mas terem melhorado ainda mais com materiais de ponta. A pista está com velocidade o que deixa tudo divertido - avaliou Bob.

O Skate Park de Campo Grande foi a terceira pista deixada como legado dos Jogos Cariocas de Verão, evento que incentiva atletas profissionais e de fim de semana a praticar esportes que celebram o estilo de vida do verão e do Rio. As outras duas foram inauguradas em Manguinhos, na zona norte, e em São João da Barra, na Região Norte Fluminense.

Bob Burnquist, um dos grandes ídolo do skate, ainda destacou a importância da criação de novos espaços para a prática do esporte, que foi incluído no programa olímpico para Tóquio 2020.

- O skate nas Olimpíadas é algo que mais cedo ou mais tarde iria acontecer. Agora podemos fazer muito mais, renovar mais pistas, construir outras, levar o skate nas escolas e projetos sociais. Quanto mais pistas, melhor - afirmou.

O evento também contou com a presença de alguns paratletas, entre eles Davizinho, atual vice-campeão do Duke's Fest, evento internacional de surf adaptado no Havaí, que já se prepara para disputas também no skate.

Ainda, um dos organizadores da inauguração do Skate Park de Campo Grande, o presidente da Federação de Skate do Rio (FASERJ), André Viana, entregou ao veterano skatista Roberto HoHo Plant, referência para muitos atletas da atual geração, uma placa em nome da Federação e da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por tudo o que representa ao esporte. Viana também foi o responsável por anunciar a todos a nova plataforma de fomento ao esporte, a STU - Skate Total Urbe.

- Estamos elevando o nível do skate aqui no Rio. A plataforma STU servirá para estimular a prática da modalidade street, com várias competições com grandes nomes do Brasil e do mundo. Além de manifestações espontâneas do universo do skate através da música, da arte e do audiovisual. Queremos recolocar o Brasil no cenário mundial dos grandes eventos de skate street e fomentar a criação de novos ídolos para as Olimpíadas de Tóquio 2020 - finalizou.