Atlético-MG vence o Sport no Horto e se aproxima dos líderes do Brasileiro

O Atlético Mineiro mostrou futebol irregular, alternando momentos de pressão e outros de sonolência contra o Sport, nesta quinta-feira, no Independência, pela 25ª rodada da Série A do Brasileiro. Durante todo o segundo tempo esteve em vantagem numérica (o goleiro Magrão foi expulso ao colocar a mão na bola fora da área). Mas viu seus atacantes perderem gols incríveis. Mas no fim saiu com uma dura vitória por 1 a 0, gol de Júnior Urso no segundo tempo e, com o dever de casa feito, chegou aos 45 pontos, reassumindo o terceiro lugar e encostando nos ponteiros Palmeiras (48) e Flamengo (47).

O Sport, que equilibrou a partida no primeiro tempo e nos minutos finais pressionou em busca do empate, tem 30 pontos, próximo do Z4.

O JOGO

Com vários jogadores pendurados ou lesionados e com uma sequência de jogos em poucos dias, o técnico Marcelo Oliveira - além de festejar a volta de um dos principais jogadores, o lateral-direito Marcos Rocha - colocou um Atlético Mineiro inusitado em campo, com Gabriel na zaga e o meio com Junior Urso, Otero e Clayton.

- Tenho que confiar no meu elenco - disse o treinador antes do jogo.

O início não foi promissor, com a pressão do Sport nos cinco primeiros minutos. Mesmo sem seus dois jogadores mais fundamentais, o volante Rithely e o meia Diego Souza, o time visitante buscou jogadas principalmente em cima de Marcos Rocha pela esquerda do ataque e nos chutes de longe. Com isso, o Victor teve trabalho. Para piorar a coisa para o Atlético, Marcos Rocha sentiu a coxa quando esticou a perna para cortar uma bola e pediu para sair aos 13 minutos.

A primeira grande chance foi do Atlético, quando Pratto entrou livre na área pela esquerda, mas chutou em cima do goleiro Magrão. O lance acordou a torcida e foi a deixa para que o Galo - Já com Erazo em campo e com o zagueiro Gabriel improvisado na lateral - começasse a se impor, ainda que o Sport não deixasse de buscar o ataque.

O Atlético estava com Pratto em mau dia e passou a dominar totalmente as ações quando, aos 39 minutos, o goleiro Magrão - em sua partida 599 com a camisa do clube - cometeu uma falha de iniciante. Um chutão do goleiro Victor foi ligação direta para Clayton no ataque pela esquerda. A bola estava mais para Magrão que saiu da área para rechaçar, só que ela quicou e o encobriu. Sem opção, Magrão deu um tapa na bola fora da área (ou Clayton fatalmente entraria livre e a tocaria para o gol vazio). Cartão vermelho e Sport com dez.

Durante cinco minutos o Galo martelou, mas não chegou ao gol, saindo para o intervalo com o dobro de finalizações do rival (10 a 5) mas com a igualdade no placar.

No segundo tempo, o Atlético manteve o domínio e conseguiu abrir o placar aos 13 minutos quando Cazares, que acabara de entrar no lugar de Clayton) iniciou a jogada em que Otero mostrou uma raça notável ao dividir a bola e tocar para Junior Urso, que bateu cruzado e fez 1 a 0.

A torcida, que não foi grande (apenas 11.389 pagantes) mas já fazia um bom barulho, passou a apoiar com vontade ainda maior, fazendo o Atlético pressionar ainda mais e só não ampliando porque Fred perdeu mais um gol incrível, recebendo sozinho na área na cara do goleiro, e chutando no travessão.

Depois disso, o Atlético diminuiu o ritmo e acabou deixando o Sport ir com tudo para cima nos minutos finais, mas o time visitante parou nas seguras defesas de Victor.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO MINEIRO 1 X 0 SPORT

25ª RODADA DA SÉRIE A DO BRASILEIRO

LOCAL: Independência, Belo Horizonte (MG)

DATA E HORÁRIO: 15/9 - 19h30min

ÁRBITRO: Thiago Duarte Peixoto (SP)

AUXILIARES: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Herman Brumel (SP)

CARTÕES AMARELOS: Samuel Xavier (SPO)

CARTÕES VERMELHOS: Magrão (SPO, 39'/1ºT)

RENDA E PÚBLICO: R$ 382.580,00/ 11.389 pagantes

GOL: Junior Urso, 13'/2ºT (1-0)

ATLÉTICO MINEIRO: Victor; Marcos Rocha (Erazo, 13'/1ºT), Gabriel, Leonardo Silva e Fabio Santos; Rafael Carioca, Junior Urso, Otero (Carlos Eduardo, 28'/2ºT) e Clayton (Cazares, 12'/2ºT); Fred e Lucas Pratto. TEC: Marcelo Oliveira

SPORT: Magrão; Gabriel Xavier, Matheus ferraz, Durval e Rodney Wallace; Paulo Roberto, Neto Moura, Everton Felipe (Agenor, 40'/1ºT) e Gabriel Xavier; Rogério (Apodi, 27'/2ºT) e Luis Ruiz (Vinicius Araújo, 37'/2ºT). TEC: Oswaldo de Oliveira

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos