Topo

Em vantagem e na reestreia de Renato, Grêmio encara o Atlético-PR

21/09/2016 07h15

Atravessando um momento complicado na temporada, o Grêmio tenta iniciar uma reação nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena. E a aposta do Tricolor está no retorno de Renato Portaluppi ao comando do time. O rival desta noite é o Atlético-PR, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Grêmio venceu na ida, por 1 a 0, e tem a vantagem do empate para avançar às quartas de final da competição. Clique aqui e confira o tempo real do duelo.

O Grêmio não vence justamente desde a partida de ida contra o Atlético, na Arena da Baixada, no dia 24 de agosto. Desde então, são dois empates e quatro derrotas pelo Brasileirão. O time que buscava se aproximar da liderança, deixou o G4 e viu a concorrência por uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro aumentar consideravelmente.

A direção tricolor aposta na história de Renato e de Valdir Espinosa, que assumiu como coordenador técnico, para o resgate do time em 2016. Juntos, eles foram campeões da Libertadores de 1983 e do Mundial no mesmo ano e conquistaram o Gauchão de 1986. O Renato técnico ainda teve a companhia de Espinosa como dirigente no Vasco e, depois, no Fluminense. Sobra sintonia entre eles. Ele inicia sua terceira passagem como treinador no clube pelo qual fez história na condição de atleta.

E Renato fez mistério no treino de terça, fechando grande parte da atividade. A tendência é que o Tricolor tenha três volantes em campo, com Douglas na armação e o ataque sendo formado por Pedro Rocha e Luan.

FURACÃO BUSCA CLASSIFICAÇÃO

O Atlético precisa vencer ou vencer para garantir a classificação na Copa do Brasil. Novo 1 a 0, desta vez para o Furacão, garantirá decisão nos pênaltis. O Rubro-Negro necessita de um triunfo por dois gols de diferença em Porto Alegre para avançar.

E o Atlético terá novidades para encarar o Grêmio. O técnico Paulo Autuori perdeu dois titulares pelo fato de eles já terem atuado por outros times nesta edição da Copa do Brasil, casos de Matheus Rosseto e Lucas Fernandes, que defenderam Ferroviária e Avaí, respectivamente. Lucas já não atuaria por ter se lesionado. O goleiro Rodolfo e os zagueiros Wanderson e Marcão, que seriam opções, também defenderam a Ferroviária e não podem ser relacionados.

Autuori segue sem poder contar com outros seis jogadores. O apoiador Luciano Cabral se recupera de uma entorse, enquanto que o lateral-esquerdo Sidcley tem lesão no músculo adutor da coxa direita. O zagueiro Cleberson e o goleiro Lucas Macanhan seguem no departamento médico, enquanto que o volante Deivid e o meia-atacante Nikão estão na fase de transição. Quem está de volta é o apoiador João Pedro, que pode ser titular.

- Precisamos fazer gols em todos os jogos e neste não será diferente. Para isso, não podemos permitir que o Grêmio faça outro gol. Eles têm a vantagem por terem feito um gol aqui. Logicamente que, se conseguirmos fazer um gol na frente, as coisas se alteram significativamente - destacou Autuori em coletiva, antes de citar a troca de técnico no rival:

- Será um jogo difícil. O Grêmio vem motivado com a mudança de técnico. O Renato é um ídolo dentro do clube. Não teve tempo para alterar muito as coisas, mas algumas pequenas mudanças nós esperamos. O importante é estarmos bem e pensarmos no jogo de forma equilibrada e tranquila.

CADA TIME SOMA UMA CLASSIFICAÇÃO NO DUELO

Grêmio e Atlético fazem um duelo de Copa do Brasil pela terceira vez na história da competição. Em 1996, o Tricolor eliminou o Furacão nas oitavas de final. Empate em 1 a 1 em Curitiba e vitória por 3 a 0 em Porto Alegre. O troco rubro-negro veio na semifinal de 2013. Triunfo no Durival de Britto por 1 a 0 e empate sem gols na Arena.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X ATLÉTICO-PR

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Data-hora: 21/9/2016 - 19h45

Árbitro: Vinícius Furlan (SP)

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Jailson e Douglas; Pedro Rocha e Luan - Técnico: Renato Portaluppi.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas; Otávio e Hernani; Galhardo, Pablo e Marcos Guilherme (João Pedro); André Lima - Técnico: Paulo Autuori.