Com melhor saldo da Série A, Santos pode superar desempenho de 2011

  • Ivan Storti/Santos FC

Vocação ofensiva foi o que sempre uniu Santos e Dorival Júnior. Desde 2010, quando o treinador assumiu o clube pela primeira vez, o clube alvinegro ficou reconhecido por castigar os rivais com muitos gols.

Mas esta segunda passagem do treinador pela Vila Belmiro pode ser comparada em números ao time campeão da Libertadores de 2011, dirigido por Muricy Ramalho.

Na atual temporada, o Santos soma 92 gols marcados, com média de 1,77 gol por jogo. Caso mantenha a sequência até o fim do Brasileirão e chegando à final da Copa do Brasil, o Peixe pode terminar 2016 com 124 gols, um a mais que o time de 2011.

Além da quantidade de gols marcados este ano, o Santos ainda se destaca frente aos rivais da Série A. Entre os 20 clubes que disputam a elite do futebol nacional, o time alvinegro é o único a marcar o dobro do número de gols que sofreu.

Tal fato é o que deixa Dorival despreocupado por levar gols. Apesar de ter sofrido dois tentos de Vitória e Santa Cruz, por exemplo, o time sempre balançou as redes mais vezes, o que garantiu ao Santos pontos tanto dentro como longe de casa.

- Eu não abro mão dessa condição porque acredito nesse estilo de futebol. Mesmo na equipe em que eu mais tive problemas, o Vasco, a única que em 17 jogos não consegui manter em grande condição, conseguimos fazer jogos importantes, com uma ofensividade muito grande. Eu confio, acredito e não abro mão disso. Posso até estar em dificuldades, mas não vou fugir de um fator em que acredito - disse Dorival em sua primeira entrevista ao LANCE! após voltar ao Peixe, no ano passado.

Apesar de não ser dono do melhor ataque da Série A - o Atlético-MG tem um gol a mais, embora tenha disputado maior número de jogos -, o atual Peixe mostra que segue a raiz do "marco ofensivo" de 2010, quando Neymar, Robinho, Ganso & cia. expunham a defesa mas compensavam com muitos gols no ataque.

Acima de Muricy e inspirado em si mesmo, Dorival se credencia a levar o Peixe de volta à Libertadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos