Topo

Revelações da base já representam mais de um terço do elenco corintiano

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

24/09/2016 07h00

Quatro revelações das categorias de base do Corinthians começaram nesta sexta-feira a rotina de treinos no time profissional do Corinthians: Ameixa, Rodrigo Figueiredo, Carlinhos e Léo Jabá. Graças às caras novas a serviço de Fabio Carille, o elenco do time chegou a 35 jogadores, sendo mais de um terço de revelações da base.

Do elenco formado por 35 peças, 13 passaram pela base alvinegra: Matheus Vidotto e Caique (goleiros), Fagner, Léo Príncipe e Guilherme Arana (laterais), Yago, Pedro Henrique e Léo Santos (zagueiros), Marciel, Ameixa e Rodrigo Figueiredo (meio-campistas) e Jabá e Carlinhos (atacantes). Deles, apenas os quatro recém-promovidos e o mais novo do elenco, que é o zagueiro Léo Santos, de 17 anos, ainda não tiveram chances de jogar.

A maior utilização das promessas, aliás, é um dos próximos passos do processo de integração da base no Corinthians.

"Futebol profissional não é chegar lá e sair jogando. O Coelho (auxiliar-técnico do sub-20) sempre passa aos garotos que ele ficou um ano treinando antes de ter oportunidade. O que transmitimos é não ter acomodação. Quando não estão sendo utilizados, que demonstrem vontade de estar presentes no campo e treinar. Assim se ganha confiança", avalia Osmar Loss, técnico responsável pela formação dos jovens na última etapa da categoria de base.

Os departamentos de base e profissional, entretanto, têm uma meta que ainda não foi alcançada mesmo com as promoções: de 40% a 45% de base no elenco principal. A proporção atual é de 37% e dificilmente aumentará ainda nesta temporada.

Dos quatro que subiram nesta semana para o grupo principal, a maior expectativa gira em torno de Léo Jabá, atacante de 18 anos. Além de ser o único com experiência profissional, já que disputou um amistoso no ano passado, a promessa de 18 anos atua em posição carente do elenco alvinegro - nos últimos 15 jogos da temporada, oito centroavantes diferentes começaram jogando, por exemplo.

Atrás da meta de 45% e sonhando com mais espaço para as revelações, o renovado Corinthians buscará seus objetivos neste e nos próximos anos.