Brasil volta ao Parque Olímpico e leva o tri no Desafio Raia Rápida

Se o resultado nos Jogos Rio-2016 não deixou os nadadores brasileiros satisfeitos, ao menos neste domingo eles puderam fazer uma festa no Estádio Aquático do Parque Olímpico. O país conquistou o título do Desafio Raia Rápida, contra África do Sul, Estados Unidos e Itália, última competição realizada na arena, construída para receber as provas no megaevento.

Os donos da casa garantiram o trunfo no revezamento 4x50m medley, com o quarteto formado por Bruno Fratus, João Gomes Junior, Henrique Martins e Henrique Rodrigues. Eles fizeram 1m38s43 e encerraram o somatório com 15 pontos, seguidos pelos sul-africanos, americanos e italianos.

A competição foi formada por duas etapas: na primeira, provas individuais nos quatro estilos (costas, peito, borboleta e livre). Em seguida, a disputa em equipe. A nação que terminasse com a maior pontuação seria a vencedora.

- É muito divertido ganhar aqui, mas, muito mais importante do que o resultado é o espaço que a natação ganha. É um dia especial para a natação, só de podermos inspirar crianças a praticar o esporte e fazer a população em geral acompanhar a modalidade - disse Fratus, sexto colocado nos 50m livre nos Jogos Olímpicos do Rio.

Dois brasileiros se sagraram campeões nas provas individuais, compostas por uma etapa eliminatória e uma final. João Gomes Júnior levou a melhor no nado peito, com 27s09, e deixou para trás o italiano Giulio Zorzi (27s52) na decisão.

Outro a se garantir em primeiro foi Henrique Martins, no nado borboleta. Com 23s34, ele venceu o americano Tim Phillips (23s66).

No estilo costas, o sul-africano Gerhard Zandberg fez 24s54 e derrotou o italiano Simone Sabbione, com 25s63.

Campeão olímpico no Rio nos 50m livre, o americano Anthony Ervin foi o campeão da distância no Raia Rápida, com 22s32. Na final, ele derrotou Fratus, que nadou para 22s63.

O Estádio Aquático é uma das instalações temporárias do Parque Olímpico. A arena será desmontada nas próximas semanas para a construção de dois centros de treinamento aquáticos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos