Topo

Aprenda a fazer a 4-Bet Pré-Flop com mãos fortes no No Limit Hold'em

26/09/2016 00h00

Em No Limit Hold'em, mãos premium como par de Ases ou Ás e Rei não aparecem o tempo todo, então é importante tirar o máximo de valor delas quando surgirem. É óbvio que o passo inicial com mãos de poker fortes é aumentar antes do flop, mas, as coisas podem ficar muito mais interessantes e empolgantes quando outro jogador faz uma 3-Bet. Agora a ação voltou para você e na maioria dos casos você vai aumentar novamente fazendo uma 4-Bet.

Enquanto a 4-Bet parece uma jogada simples na teoria, muitos jogadores cometem erros nesse estágio seja escolhendo a mão inicial errada ou no tamanho da sua aposta. Vamos explorar as decisões chave que você precisa aprimorar antes de se tornar um especialista na 4-Bet em Texas Hold'em.

Quando considerar fazer a 4-Bet por valor, a primeira coisa que você precisa pensar é sobre a mão que você tem. De modo geral existem dois grupos de mãos a considerar. O primeiro inclui AA, KK, QQ e AK - as mãos iniciais mais fortes que você pode ter.

Na maioria das vezes você deve desejar fazer a 4-Bet quando estiver segurando estas cartas. A sua intenção é a de colocar todas as suas fichas no meio da mesa antes do flop já que estas mãos são tão fortes que irão estar na frente do range de mãos que o seu adversário possa ter.

O segundo grupo é daquelas mãos boas mas não excelentes com JJ, TT, 99 e AQ. A sua estratégia com estas mãos deve depender da situação e dos seus adversários. Se você está jogando um poker muito agressivo com muitos reaumentos e blefes, então estas mãos são suficientemente fortes para fazer a 4-Bet por valor. Entretanto, se o jogo estiver muito calmo e direto, faz mais sentido apenas pagar uma 3-Bet, ver o flop e continuar a partir dali. Tente sempre ajustar a sua estratégia de 4-bet e procure não jogar de uma forma mecânica - isso pode colocar você em problemas!

Depois que você decidiu que vai fazer uma 4-Bet, a próxima pergunta é quanto você deve aumentar? Num torneio, você estará algumas vezes jogando com um stack de 20-30 big blind (BBs) onde a única opção de tamanho de aumento é a de ir all-in. Mas as situações mais interessantes ocorrem quando você está jogando com muito mais fichas em um torneio ou cash game.

Sempre que você tiver mais do que 40 big blinds você não deve fazer a 4-bet all-in com as suas mãos fortes, em vez disso, faça um aumento menor por diversas razões. Por exemplo, vamos supor que você está jogando com um stack de 100BBs; você aumentou 3 BBs com par de Ases e o seu oponente fez a 3-bet para 10BBs. Ir all-in aqui seria um erro terrível porque você só seria pago por uma mão muito forte como par de Reis, que é improvável que o seu oponente tenha. Você estaria perdendo muito valor. Em vez disso, você deveria fazer uma 4-bet para algo perto de 23BBs. Fazendo isso você permite que o seu oponente cometa um erro enorme que pode beneficiar você. Ele está obtendo ótimas odds para pagar com mãos dominadas, pode achar que você tem uma mão fraca e ir all-in por blefe ou pode até ir all-in com uma mão forte como par de Damas pensando estar na frente. Todos são ótimos resultados para você!

Ao manter o tamanho da sua 4-bet menor você dá ao seu oponente a corda para se enforcar, tanto blefando ou deixando se empolgar por uma mão mais fraca. Se em vez disso você tivesse ido all-in, só restaria esperar por uma situação de 'cooler' - tipo par de Áses contra par de Reis - o que não acontece com frequência.

Muito do dinheiro que você ganha ou perde em No Limit Hold'em dependerá de como você joga as suas mãos fortes. Assegure-se em ter maiores chances de sucesso aperfeiçoando a sua 4-bet pré-flop primeiro.

Para mais dicas de estratégias vencedoras de poker, crie a sua conta GRATUITA no PokerStars e participe da nossa escola. Se já for um membro da escola, faça um depósito e experimente esta estratégia nas mesas.