Topo

Luta pelo acesso recomeça com o início das quartas de final da Série C

30/09/2016 12h45

A sexta-feira marca o início das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, o mata-mata que definirá os quatro classificados à Série B-2017. O Botafogo-SP receberá o ABC, no Santa Cruz, às 19h. Já a partir das 21h, o Botafogo-PB terá o Boa Esporte pela frente em casa, no Almeidão.

Os dois confrontos envolvem times que enfrentam longos jejuns fora da Série B e equipes que foram rebaixadas no ano passado e, agora, buscam voltar à Segundona.

Terceiro colocado do Grupo B na primeira fase, o Botafogo-SP não disputa a Segundona desde 2002. Desde então, a Pantera disputou a Série C de 2003, ficou nove temporadas sem atuar em torneios nacionais e, no ano passado, em sua terceira Série D, levou o título iniciando sua retomada.

São duas as certezas no Botafogo-SP. O time só será revelado momentos antes do jogo graças ao mistério feito pelo técnico Márcio Fernandes e casa estará cheia. Os 25 mil ingressos promocionais foram esgotados e a tendência é de público de 29 mil no Santa Cruz.

O ABC, vice-líder do Grupo A, foi rebaixado à Série C no ano passado. O "trunfo" do Mais Querido é o técnico Geninho, natural de Ribeirão Preto, jogador do Botafogo e técnico do clube em três oportunidades.

Quem também enfrenta jejum fora da Segundona é o Botafogo-PB, o terceiro do Grupo A, que não disputa o torneio desde o longínquo 1989. Forte atuando em casa, o Belo teve o apoio de mais de 100 torcedores no treino de hoje.

Segundo colocado no Grupo B, o Boa Esporte tenta o retorno à Segundona após o rebaixamento do ano passado, buscando novo acesso na Série C (vice em 2010). E o time, que não perde há dez jogos na Série C, ainda tem a melhor defesa entre os classificados: sofreu dez gols.

BOTAFOGO-PB E O TRUNFO DE ATUAR NO ALMEIDÃO

O Botafogo da Paraíba - que completou 85 anos de fundação na última quarta - aposta alto no fator casa para tentar superar o Boa Esporte hoje e encaminhar o segundo acesso em três anos. São sete vitórias, um empate e uma derrota. O aproveitamento é de 81,4% dos pontos, assim como o do eliminado Tombense. Só o do o Guarani, de 85,2%, é superior.

O Botafogo tem a terceira maior média de público desta Série C (7.881 pagantes por partida), mas a ocupação média do estádio Almeidão é a melhor da Terceirona: 39%.

Atuando no Almeidão, o Belo sofreu apenas quatro gols. Gols que ocorreram em três dos nove jogos. Nos outros seis, o time não foi vazado.

A ida das quartas de final ainda terá dois confrontos. Neste sábado, o ASA receberá o Guarani, no Coaracy da Mata Fonseca, às 19h. Já na próxima segunda, o Juventude receberá o Fortaleza, às 19h15, no Alfredo Jaconi.