Topo

CBV divulga tabelas da Superliga e oficializa mudanças no regulamento

03/10/2016 18h50

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou nesta segunda-feira as tabelas da Superliga masculina e feminina 2016/2017. A competição começa no dia 26 de outubro, com o jogo dos homens entre JF Vôlei e Brasil Kirin. O torneio das mulheres tem início no dia 27, com duas partidas: Renata Valinhos/Country x Dentil/Praia Clube e Concilig/Finch/Vôlei Bauru x Camponesa/Minas.

Os dois naipes apresentarão novas equipes nesta edição. A Superliga masculina contará com o Caramuru Castro (PR), que ganhou a vaga através da Superliga B, assim como o Fluminense que estará na elite na competição feminina.

A parte técnica também terá mudanças. De acordo com o regulamento, com o fim das paradas no oitavo e no 16º ponto - seguindo o novo formato das competições internacionais. Outra alteração para esta edição da Superliga acontecerá na fase de playoff. Na masculina, as séries de quartas de final e semifinais serão em cinco jogos. Na feminina, acontecerá o mesmo apenas na fase semifinal. As duas finais seguem em jogo único.

A pontuação continua igual. Em caso de vitória por 3 sets a 0 ou 3 a 1, o time ganga 3 pontos. A equipe que sofrer derrota por 3 a 0 ou 3 a 1, não pontua. Em caso de resultado por 3 a 2, dois pontos para o time vencedor e um para o perdedor.

A Superliga masculina 16/17 contará com o atual tricampeão Sada Cruzeiro (MG), Brasil Kirin (SP), Funvic Taubaté, Sesi-SP, Montes Claros Vôlei (MG), Vôlei Canoas (RS), Maringá Vôlei (PR), JF Vôlei (MG), Minas Tênis Clube (MG), Bento Vôlei (RS), São Bernardo Vôlei (SP) e Caramuru Castro (PR).

No feminino, estarão na disputa o atual tetracampeão Rexona-Sesc (RJ), Dentil/Praia Clube (MG), Camponesa/Minas (MG), Vôlei/Nestlé (SP), Sesi-SP, Rio do Sul (SC), Esporte Clube Pinheiros (SP), Terracap/BRB/Brasília Vôlei (DF), São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP), Concilig/Finch/Bauru Vôlei (SP), Fluminense Futebol Clube (RJ) e Renata Valinhos/Country (SP).

A competição terá transmissão da RedeTV! e do SporTV ao longo das fases classificatória e playoffs, e da TV Globo nas duas decisões. O melhor jogador de cada partida, o dono do Troféu VivaVôlei, continuará sendo eleito pelos torcedores através de votação no site da CBV.