Topo

Palmeiras deve chegar a um turno na liderança se vencer o Santa Cruz

03/10/2016 10h20

A menos que seja derrotado por 12 gols de diferença, o que é irreal, o Palmeiras terminará a 28ª rodada como líder do Brasileiro. Se vencer o Santa Cruz nesta segunda-feira, o time conseguirá algo maior: praticamente garantirá um turno como primeiro colocado.

Atualmente, são 18 rodadas como líder - após o jogo desta noite serão 19. Um triunfo no Arruda fará com que a distância para o Flamengo aumente para três pontos, e pelos critérios de desempate o Verdão tem vantagem se as equipes chegarem à mesma pontuação: o saldo alviverde é de 22 gols, contra 11 do rival.

O tempo como primeiro já é um recorde para o Palmeiras. A campanha de 2009 era aquela em que o time havia liderado por mais tempo: 17 rodadas. A queda na reta final daquela edição, porém, custou não só título, como uma vaga na Libertadores.

Pronto para extirpar o fantasma de sete anos atrás, o Verdão é considerado, com folga, aquele que tem mais chances de terminar o Brasileiro como campeão. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o time tem 49% de chances. O Flamengo, por exemplo, 32%, enquanto o Atlético-MG, terceiro, tem 16%. Santos e Fluminense têm apenas 2% e 1%, respectivamente.

Neste fim de ano, Cuca tem investido nas reuniões com o grupo para compartilhar análises da tabela e de adversários. Para o técnico, a "interação" entre elenco e comissão técnica é muito necessária agora.

- É de campeonato, de mentalização, analisar os jogos, o que falta. O campeonato entra em uma reta final, dois meses praticamente acaba. É bom estar interagindo, como eles fazem comigo. Foi mais uma tarde em que fizemos isso, e bem feito - disse Cuca na sexta, explicando um bate-papo de quase 40 minutos.

Completar 20 rodadas na liderança não é garantia de nada, mas a regularidade palmeirense chama a atenção. Até agora, o time terminou fora do G4 apenas três vezes, todas nas cinco primeiras rodadas.

Para manter esta hegemonia, a aposta é no retrospecto fora de casa. O Verdão tem o melhor aproveitamento como visitante - 21 pontos em 13 jogos, assim como o Flamengo. Neste caso, o saldo do Verdão também é melhor: 4 contra 1.