Topo

Academia Pokémon: Pikachu volta ao Mangueirão para vencer com o Vasco

04/10/2016 08h00

Yago Pikachu fez a vida no Paysandu. Natural de Belém, começou a carreira na base da equipe em 2005, subiu ao profissional em 2012, ficando até o fim de 2015. Foi lá que conseguiu a projeção nacional e chamou a atenção do Vasco, onde atualmente é o titular da lateral direita. Nesta terça-feira, às 21h30, pela Série B do Brasileiro, Pikachu retorna ao Mangueirão pela primeira vez contra seu ex-time para contribuir para que os vascaínos fiquem mais perto do retorno à elite. O site do LANCE! transmite em tempo real.

- Jogar em minha cidade com o Mangueirão cheio, contra o clube que me projetou, será uma emoção diferente. Todos sabem do carinho e gratidão que tenho pelo Paysandu, mas no jogo farei de tudo para conseguir os três pontos pelo Vasco, é claro. A melhor forma de respeitar o adversário é jogar de maneira limpa e se esforçando ao máximo para fazer o seu melhor. É o que tenho como objetivo - comentou Yago Pikachu.

Ao chegar no Vasco em janeiro deste ano, Pikachu via complicada a disputa pela posição de origem, já que Madson era o dono da lateral direita e apresentava um bom futebol. A solução encontrada por Jorginho para não desperdiçar a qualidade do paraense foi a de colocar Pikachu improvisado no meio de campo, outro setor que se destacara nos últimos tempos de Paysandu. Não deu outra: aumentou o nível na posição vascaína e começou a dificultar a vida de Madson, que já não via garantia de continuidade.

Em abril deste ano, Yago Pikachu retornou pela primeira vez ao Mangueirão depois do acerto com o Vasco, mas ainda improvisado no meio de campo pela Copa do Brasil. Ao longo das 41 vezes que já entrou em campo defendendo as cores vascaínas, Pikachu deu provas de sobra que merece ser titular. Os quatro gols que já marcou - fato incomum para um lateral - carregam a sua importância, como o que garantiu a classificação do Vasco sobre o Santa Cruz em julho pela Copa do Brasil.

Coincidência ou não, foi justamente neste jogo com o Santa Cruz que o Vasco venceu pela última vez fora de casa. Yago Pikachu terá a chance logo mais de quebrar o jejum que dura quase três meses e ainda deixar os vascaínos felizes.

A CARREIRA DE YAGO PIKACHU

Primeira base

Natural de Belém, Glaybson Yago Souza Lisboa, mais conhecido como Yago Pikachu, por ser elétrico assim como o personagem do anime Pokémon de mesmo nome, nasceu no dia 5 de junho de 1992. Começou a carreira nas categorias de base do Tuna Luso, em 2001. Ficou na equipe até a temporada de 2004, antes de mudar das categorias de base.

Profissionalização

Yago Pikachu chegou em 2005 no Paysandu, ainda pelas categorias de base. Foi no clube que se profissionalizou como jogador de futebol na temporada de 2012. Assim que recebeu a primeira chance como adulto, deslanchou na equipe, caracterizando-se pela ofensividade mesmo sendo lateral-direito. Ficou na equipe até o fim do ano passado.

Vasco

O Vasco contratou Yago Pikachu no início deste ano após ele ter se destacado no Paysandu. O vínculo é válido até o fim de 2018. Ao lado dos comandados de Jorginho, o paraense no início encontrou dificuldades por Madson, até então dono da posição, estar jogando em alto nível, mas desde o início do semestre conquistou de vez a vaga.