Topo

Portugal pode ser o primeiro país a usar o cartão branco no futebol

Novidade foi proposta por um árbitro do Campeonato Português - Miguel Riopa/AFP
Novidade foi proposta por um árbitro do Campeonato Português Imagem: Miguel Riopa/AFP

04/10/2016 21h01

O árbitro João Capela (Fifa-Portugal) quer colocar Portugal à frente nas discussões sobre a implementação do cartão branco na International Board. A medida enalteceria o bom comportamento dos jogadores, de acordo com o juiz.

"Neste momento, o International Board não permite a utilização do cartão branco. Existe apenas o amarelo e o vermelho. O que pretendemos é criar bases para apresentar um projeto no sentido de podermos ser pioneiros em Portugal numa competição profissional em utilizar o cartão branco", disse Capela, nesta terça-feira (4), num evento em Lisboa.

Para Capela, o cartão branco pode ser estendido a outras modalidades e não ficará restrito somente ao futebol.

"O objetivo é promover a utilização do cartão branco para aquelas federações e associações que não o utilizam. O cartão branco serve para qualquer atividade desportiva, não está canalizado para nenhum esporte específico. É uma forma que o árbitro tem de valorizar aquilo que são os bons comportamentos e os valores positivos", afirmou.

Segundo o jornal "Record", cerca de 350 cartões brancos foram exibidos a atletas, dirigentes, treinadores e público no futebol (de base) das Associações de Futebol de Setúbal e Leiria, no basquete, vôlei, hóquei em patins e no esporte escolar.