Topo

'Olimpíada do calote': trabalhadores protestam no Comitê Rio-2016

05/10/2016 17h37

Funcionários da empresa Sunplus protestaram na frente do Comitê Organizador Rio-2016 nesta quarta-feira, cobrando que a entidade pagasse parte do vínculo firmado entre as duas partes, referente a serviços prestados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro. A Sunplus foi contratada para fazer a limpeza de arenas, edifícios (como o centro de imprensa) e áreas comuns olímpicas (o Parque Olímpico entre eles).

Com faixas com as frases "Olimpíada do calote", "quem vai pagar as nossas contas?", "cadê o nosso dinheiro?" e "#nãovaitercalote", os funcionários da Sunplus ocuparam a entrada e parte da via à frente do Comitê Rio-2016, no bairro da Cidade Nova, na região central, e pediram que a dívida fosse quitada.

De acordo com um funcionário da Sunplus ouvido pelo LANCE!, e que preferiu não se identificar, o Comitê Rio-2016 não pagou uma das parcelas do contrato que já teve seu vencimento expirado. Com isso, a empresa teve problemas para honrar a rescisão contratual com funcionários temporários, que trabalharam exclusivamente nos Jogos Rio-2016.

"Uma diretora da empresa conversou com o pessoal do Comitê hoje (quarta-feira), e eles disseram que devem pagar a dívida até amanhã (quinta-feira). Entraram em um acordo. O problema acabou prejudicando a todos na empresa", disse o funcionário da Sunplus, por telefone.

O Comitê Rio-2016, por sua vez, informou por meio de sua assessoria de imprensa que passa por um processo de desmobilização com o fim dos Jogos e que, devido ao volume grande de fornecedores e a equipe reduzida, tem enfrentado dificuldades. Isso teria tornado o processo de pagamento aos fornecedores mais demorado.

A entidade disse que honrará todos os compromissos e que mantém contato com as empresas com pendências. Também prometeu acelerar o processo, e que já havia programado para efetuar o pagamento nesta sexta-feira, referente ao mês de setembro.