Topo

Vitória conhece adversários na primeira fase da Copa do Nordeste

05/10/2016 13h37

Maior campeão da história da Copa do Nordeste, com cinco títulos, o Vitória conheceu na noite desta terça-feira (04) o seu grupo na edição 2017 do torneio. Na chave E, o Leão terá pela frente Sergipe (SE), Botafogo (PB) e América (RN) como adversários na primeira fase.

O sorteio aconteceu em João Pessoa (PB), e o vice-presidente Manoel Matos representou o clube na solenidade realizada no Centro Social Ariano Suassuna. No novo formato, realizado desde 2013, a competição ganha força a cada edição. O campeão terá mais uma vez, pelo terceiro ano seguido, direito a uma vaga na Copa Sul-Americana.

- Foi um sorteio com bela solenidade. Ficamos em um grupo equilibrado, mas com o Vitória tendo totais condições de avançar de fase e fazer uma grande campanha, que é o nosso objetivo. Temos um elenco experiente, que terá como uma das principais metas essa competição no primeiro semestre de 2017 - afirmou Manoel Matos, vice-presidente do Leão.

Chama atenção o fato de o Vitória encontrar novamente o América-RN na fase de grupos. Nas últimas quatro edições, em três os clubes se enfrentaram nessa etapa. Nos confrontos, foram três triunfos do Leão, dois empates e uma vitória da equipe potiguar.

Fórmula de disputa

São cinco grupos de quatro clubes cada. Na primeira fase, todos jogam contra todos dentro de seus grupos em turno e returno, classificando-se os campeões de cada chave e os três melhores segundos colocados para as oitavas de final.

Nas oitavas, começa a valer o sistema é mata-mata, com dois clubes se enfrentando, sem que um clube tenha a vantagem de dois empates, até a final. Os times de melhor campanha no duelo têm apenas a vantagem de jogar a segunda partida em casa.

A Copa do Nordeste terá a mesma regra da Copa do Brasil: o gol marcado fora de casa será utilizado como critério de desempate.

Confira os grupos

GRUPO A

2º representante do Ceará, Campinense (PB), Náutico e Santa Cruz (PE)

GRUPO B

Altos (PI), Bahia (BA), Fortaleza (CE) e Moto Club (MA)

GRUPO C

Juazeirense (BA), River (PI), Sampaio Corrêa (MA) e Sport (PE)

GRUPO D

ABC (RN), CRB e CSA (AL) e Itabaiana (SE)

GRUPO E

América (RN), Botafogo (PB), Sergipe (SE) e Vitória (BA)