Croácia goleia Kosovo e lidera o Grupo I das Eliminatórias da Europa

  • AFP/Haraldur Gudjonsson

    Sensação da Euro 2016, Islândia venceu Finlândia na rodada

    Sensação da Euro 2016, Islândia venceu Finlândia na rodada

A Croácia assumiu a liderança do Grupo I das Eliminatórias da Europa ao golear fora de casa o Kosovo, por 6 a 0. O jogo foi realizado na cidade de Shkoder (Loro Boriçi Stadium, 16 mil lugares) na Albânia, já que Kosovo não inaugurou a tempo o seu primeiro estádio de nível internacional. O destaque foi o atacante Manduzikic, que marcou três gols no primeiro tempo. Com a vitória, os croatas chegam aos quatro pontos, ao lado da Islândia, que perdia para a Finlândia por 2 a 1 até os 44 da etapa final e virou para 3 a 2. Os croatas são os primeiros no saldo de gols. Turquia e Ucrânia, que empataram em 2 a 2, dividem a terceira posição com dois pontos. Kosovo e Finlândia são os lanternas, um ponto.

Show croata

Embora tenha levado três gols no primeiro tempo, Kosovo teve bons momentos e reclamou muito da não marcação de um pênalti quando o jogo estava 1 a 1: Rashica (do Vitesse/HOL) chutou e o Croata Pivaric (defende o Dínamo de Zagreb) pôs a mão na bola.

Porém, a Ucrânia, mesmo sem Modric (Real Madrid) e Rakitic (Barcelona), estava cheia de feras que defendem gigantes da Europa, comandou a maior parte do primeiro tempo e teve Mandzukic muito eficaz. O atacante da Juventus de Turim recebeu lançamento em profundidade de Kramaric (Hoffeinheim/ALE) e tocou na saída do goleiro para fazer 1 a 0 aos seis minutos. Depois, marcou dois gols de cabeça. No primeiro, escorando cruzamento do meia Inter de Milão Perisic. Em seguida, completando cruzamento do lateral-direito do Atlético de Madrid Vrsaljko.

No segundo tempo, bem mais fraco, com a Croácia tocando a bola e gastando o tempo, chegou a mais dois gols, com o reserva Mitrovic (do HNK/CRO) e com Perisic e Kalinic (da Fiorentina/ITA), um golaço no último lance do jogo.

Vitória da Islândia

Na Islândia, a torcida local pela primeira vez viu a seleção sensação da Euro-2016 jogar em casa depois da bela campnaha na França e do empate com a Ucrânia na estreia. E saiu da decepção para a euforia contra a Finlândia quando ninguém mais esperava.

No equilibrado primeiro tempo, Pukki abiriu o placar para os finlandeses. Arnason conseguiu empatar. Porém, antes do intervalo, Robin Lod recolocou os visitantes na frente. No segundo tempo, a Islândia pressionava, mas a Finlândia parecia que iria sustentar a vitória. Só que aos 44 minutos Finnbogason empatou e colocou fogo no jogo realizado na "terra do gelo". Aos 47, Sigurdsson, o baixinho camisa 10 dos islandeses que defende o Swansea, marcou o gol da virada.

Empate turco

 

Em casa, na cidade de Konya, na Anatólia, a Turquia - muito desfalcada - não fez boa partida no primeiro tempo e viu a Ucrânia abrir 2 a 0 com um gol de pênalti de Yarmolenko e outro de Kravets (em passe de Yarmolenko). Nos acréscimos da primeira etapa, Tufan descontou para os turcos.

Na etapa final, a Turquia, apoiada pela torcida, foi para o abafa e conseguiu furar o bloqueio ucraniano aos 36, com o camisa 10 Çalhanoglu - que joga pelo Leverkusen/ALE) - cobrando pênalti.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos