Kelly Slater é eliminado, e brasileiros se classificam em etapa do WCT

A realização da segunda fase da etapa de Hossegor (FRA) do WCT aprontou algumas surpresas nesta sexta-feira. Três grandes surfistas que ainda sonhavam com o título da temporada perderam, foram eliminados da competição e viram a taça ficar bem mais longe. Além disso, dois brasileiros venceram seus duelos e se classificaram para a terceira fase.

As derrotas inesperadas da jornada foram da lenda americana Kelly Slater, do sul-africano Jordy Smith e do australiano Joel Parkinson. Destes três, era Smith quem mais estava perto dos ponteiros na classificação geral. Quarto colocado na tabela, 6.450 pontos atrás do líder John John Florence, o único representante da África na elite do surfe mundial perdeu para o australiano Ryan Callinan por 12,26 a 11,83 pontos.

Slater, quinto colocado na classificação, mas com pontuação bem menor do que a dos líderes (soma 29.650, contra 41.650 de Florence), foi superado pelo italiano Leonardo Fioravanti por 13,26 a 10,16. Parkinson, sexto no ranking mundial, com 28.200 pontos, foi eliminado por seu compatriota Matt Banting por 11,50 a 10,74.

Assim, as chances de Slater (que possui 11 títulos mundiais), Parkinson (tricampeão do WCT) e de Smith (que ainda busca sua primeira taça) diminuíram bastante. As eliminações deverão deixar o líder John John Florence, o brasileiro Gabriel Medina (segundo colocado) e o australiano Matt Wilkinson (terceiro) mais isolados como os concorrentes ao título do circuito mundial. O trio já está garantido na terceira fase da etapa de Hossegor, por terem vencido suas baterias na primeira rodada na França.

Também nesta sexta-feira, dois brasileiros se classificaram na segunda fase, que reuniu os perdedores da primeira rodada. Filipe Toledo derrotou o também brazuca Alex Ribeiro por 15,67 a 7,60. E Alejo Muniz superou o taitiano Michel Bourez por 12,00 a 11,33 pontos. Os dois se juntam a Gabriel Medina, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira, Caio Ibelli e Miguel Pupo. Três surfistas do país foram eliminados na segunda-fase: Alex Ribeiro, Wiggolly Dantas e Jadson André.

A próxima chamada para a realização da terceira fase em Hossegor será às 2h30 (de Brasília) deste sábado. Veja abaixo as baterias da terceira fase, que são eliminatórias.

?Bateria 1 - Adrian Buchan (AUS) x Keanu Asing (HAV)

Bateria 2 - Adriano de Souza (BRA) x Conner Coffin (EUA)

Bateria 3 - Ítalo Ferreira (BRA) x Matt Banting (AUS)

Bateria 4 - Filipe Toledo (BRA) x Davey Cathels (AUS)

Bateria 5 - Stuart Kennedy (AUS) x Nat Young (EUA)

Bateria 6 - John John Florence (HAV) x Ryan Callinan (AUS)

Bateria 7 - Gabriel Medina (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)

Bateria 8 - Caio Ibelli (BRA) x Kanoa Igarashi (EUA)

Bateria 9 - Kolohe Andino (EUA) x Jack Freestone (AUS)

Bateria 10 - Julian Wilson (AUS) x Alejo Muniz (BRA)

Bateria 11 - Sebastian Zietz (HAV) x Miguel Pupo (BRA)

Bateria 12 - Matt Wilkinson (AUS) x Kai Otton (AUS)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos