Topo

Lucas Bebê vai para o 'tudo ou nada' na NBA

07/10/2016 18h10

O Bebê cresceu. Aos 24 anos, mais experiente e com um pouco mais de rodagem, Lucas Nogueira está prestes a iniciar sua terceira temporada na NBA. Após frustrações nos anos anteriores, quando pouco entrou em quadra pelo Toronto Raptors, ele acredita estar pronto para mudar de patamar dentro da equipe canadense. E, assim, provar de uma vez que ficou maduro para atuar na principal liga de basquete do mundo.

- Carrego (essa temporada) como um tudo ou nada. É o ano de provar para muitas pessoas que sou capaz de conseguir essa vaga como segundo pivô da equipe. Mas não deixo isso me pressionar. Quando você carrega pressão, as coisas não correm bem. Tenho treinado muito o verão inteiro (no hemisfério norte), sabia que as oportunidades iriam aparecer. Se não der certo em Toronto, tem mais 29 times. Se não der certo na NBA, o mundo é muito grande para jogar basquete - afirmou o pivô brasileiro, em conferência de imprensa pelo telefone.

Lucas Bebê não esconde a frustração com seu início na liga americana. Afinal, foram apenas seis jogos na primeira temporada e 24 na segunda, com média de 7,4 minutos jogados, 2 pontos e 1,6 rebotes. Durante esse tempo, ainda fez alguns jogos na Liga de Desenvolvimento.

A expectativa, agora, é outra. Com a saída do pivô Bismack Biyombo, o brasileiro acredita ter se tornado a segunda opção para a posição, logo atrás de Jonas Valanciunas. Em três jogos da pré-temporada até o momento, o atleta do Brasil aumentou seu tempo em quadra, com uma média de 14 minutos por duelo.

- Vou para meu terceiro ano. Os dois primeiros não foram bons em nível de minutos, joguei pouco. Mas foram anos de aprendizagem. Agora, acho que estão apostando em mim, não trouxeram nenhum grande jogador - avaliou o pivô.

- Isso foi bem bacana, não contratarem ninguém para a posição. Está na minha mão. Estou fazendo as coisas no caminho certo - completou.

Sem poder elevar seus gastos após a renovação com o ala-armador DeMar DeRozan, o Toronto Raptors draftou dois novatos para a posição de pivô - Jakob Poeltl e Pascal Siakam. Assim, Lucas Bebê se baseia no maior tempo de casa para sair na frente na briga pela posição.

Com mais quatro jogos da pré-temporada para disputar, o Toronto estreia na NBA de 2016/2017 no dia 26 de outubro, contra o Detroit Pistons, em casa. Resta saber o quanto Bebê vai jogar quando o torneio começar.

- Quero ter mais tempo de quadra para poder dar o meu melhor e corresponder. Que seja em um minuto ou 20 - avaliou o pivô brasileiro.