Topo

COI propõe criar nova autoridade para controle antidoping no mundo

Thomas Bach fala durante entrevista coletiva - Fabrice Coffrini/AFP
Thomas Bach fala durante entrevista coletiva Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

08/10/2016 17h29

O Comitê Olímpico Internacional (COI) propôs a criação de uma nova autoridade independente, sob supervisão da Agência Mundial Antidoping (Wada), para realizar testes contra o uso de substâncias proibidas por atletas no mundo. O tema foi apresentado neste sábado (8), durante um congresso em Lausanne (SUI).

Com a medida, a entidade pretende reduzir o poder das federações de cada modalidade no assunto. Além disso, a Corte Arbitral do Esporte (CAS), que atualmente é acionada apenas em recursos de esportistas, passaria a ser a única instância autorizada a aplicar sanções em casos de doping.

"Cabe agora à Wada discutir a implementação das reformas, quais serão implementadas, em que grau e, em seguida, apresentar um orçamento. Se ela abraçar seu novo papel, isto significaria um aumento substancial do financiamento ", disse o alemão Thomas Bach, presidente do COI.

No modelo em vigor, as federações detêm o controle sobre os testes e as punições, o que, na avaliação do Comitê, vem apresentando falhas recorrentes. A discussão acontece em uma época marcada por escândalos de dopagem, como o que tirou toda a delegação da Rússia da Olimpíada do Rio, em agosto.

Ainda não está claro qual será o nível exato de atuação do novo organismo, mas o COI enfatizou que haverá uma "clara separação de funções" entre a autoridade e Wada. A notícia significou uma reaproximação entre as partes, após uma série de críticas do Comitê pela demora da agência na identificação do esquema orquestrado pelos russos, com amplo apoio do governo.

"A Wada congratula-se com todas as propostas construtivas destinadas a reforçar o desporto limpo. O congresso foi mais uma parada no nosso caminho para nosso fortalecimento e do sistema antidoping global. As recomendações apresentadas serão consideradas juntamente com outras que temos recebido das partes interessadas sobre temas-chave, como modelo de gestão e financiamento da Wada, consequências em caso de não cumprimento, investigações e testes",  disse Sir Craig Reedie, presidente da entidade.

O encontro contou com a presença de nomes forte do esporte no mundo, como o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e chefes olímpicos de Estados Unidos, Rússia e China.

As propostas de reforma deverão ser aprovadas na próxima reunião da comissão executiva do COI, em dezembro. O objetivo, segundo a instituição, é tornar a luta antidoping "mais robusta, eficiente e independente".