Estudo coloca Messi como 4ª melhor do Espanhol e Cristiano Ronaldo em 23º

  • Xinhua/Javier Soriano

    Messi e Cristiano Ronaldo ficam fora da lista dos três melhores da história do Espanhol

    Messi e Cristiano Ronaldo ficam fora da lista dos três melhores da história do Espanhol

Um estudo feito pelo Cihefe (Centro de Investigações de História e Estatística do Futebol Espanhol) elaborou um ranking que leva em consideração todos os 9.117 jogadores que atuaram na liga entre as temporadas 1928/29 e 2015/16. A polêmica é que Lionel Messi aparece apenas na 4ª posição, enquanto Cristiano Ronaldo ficou em 23º.

Os critérios utilizados são inspirados em avaliações feitas no basquete, que leva em conta pontos, rebotes, assistências etc, e similares aos da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e da UCI (União Ciclística Internacional).

Desta forma, cada jogador recebeu 24 pontos pelos minutos jogados na temporada, um ponto por gol feiro e 0,6 pelos de pênalti. Além disso, foram retirados 0,4 por gol contra e 1,5 por cada expulsão.

Com isto, Raúl terminou na liderança com 528 pontos. César Rodríguez, ex-Barça, fez 524 e Telmo Zarra, ex-Athletic Bilbao, ficou com 493. Messi veio logo atrás com seus 490. Enrique "Quini" Castro tem 488 e fecha o top-5.

Juan Arza, Alfredo di Stéfano, Francisco Gento, Carlos Alonso "Santillana" e Guillermo Gorostiza fecham a lista dos dez primeiros. Cristiano Ronaldo ficou apenas em 23º, David Villa em 32º, Xavi Hernández em 49º, Iker Casillas em 62º e Aritz Aduriz em 109º.

 

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos