Topo

Rei Léo! Lateral do Santos iguala Pelé e se despede do palco onde virou ídolo

08/10/2016 07h20

Um ídolo para sempre será lembrado. Não é preciso esforço para que recordações de jogadas, jogos e títulos sejam mantidas vivas na memória de um torcedor.

Mas justo também é agradecer por essas mesmas jogadas, jogos e títulos. E é essa atmosfera que receberá o lateral Léo na Vila Belmiro, neste sábado, às 16h05, em amistoso com o Benfica para celebração dos cem anos da inauguração do estádio.

Aposentado no início de 2014, Léo nunca escondeu a mágoa da antiga diretoria por não ter recebido um jogo de despedida pelo clube onde foi campeão paulista, da Copa do Brasil, Brasileiro, Recopa e da Libertadores e, por isso tudo, apelidado de "Guerreiro da Vila". Ele agora atinge a última marca histórica antes do adeus oficial dos gramados.

Se Léo é o jogador com mais títulos pelo Santos após a gloriosa Era Pelé, o "atual-ex-jogador" alcançará outro recorde que pertence ao Rei: 210 partidas na Vila Belmiro e o posto de segundo jogador que mais atuou no Alçapão, atrás apenas do "gerente" Zito, com 222.

- Realmente não fazia ideia disso. Fiquei sabendo nesta semana. Saber que nesses 100 anos apenas o Zito e o Pelé jogaram mais do que eu na Vila Belmiro é uma coisa maravilhosa. Mais um grande orgulho para mim - celebrou Léo, ao LANCE!.

Se a marca por si só já seria emblemática para um dos maiores jogadores em 104 anos de história do Santos, o 210 jogo virá justamente diante do Benfica, único clube pelo qual o Guerreiro da Vila, ou "Reizinho" como era conhecido em Portugal, tornou-se ídolo além da Vila Belmiro em 19 anos de carreira.

Ignorando os incontáveis títulos conquistados pelo esquadrão de Pelé e Cia., não é exagero classificar o lateral como o maior jogador da história recente do clube, ao menos nos números. Se a modéstia nunca fez parte do Léo jogador, o Reizinho aposentado nem ousa se comparar ao Rei.

- Para com isso! De jeito nenhum! Fiz minha parte, dei minha contribuição, mas não dá para chegar nem perto do que é o Pelé!

Vila Belmiro e Léo foram combinação perfeita durante anos e encerram a parceria com oito títulos conquistados. Nada mais justo do que um palco que respira história encerrar mais um capítulo vencedor.