Topo

Bisping mantém cinturão do UFC em luta épica; Henderson se aposenta

09/10/2016 02h24

O sábado (8) foi muito especial para o MMA: Aos 46 anos de idade, Dan Henderson anunciou oficialmente a sua aposentadoria, logo após ser derrotado na decisão unânime dos juízes pelo inglês Michael Bisping, que manteve o cinturão dos médios do UFC, em Manchester (ING).

O lutador da casa conseguiu manter o seu título, mas sofreu na mão do coroa casca-grossa Dan Henderson, que chegou perto de nocautear o campeão em duas oportunidades.

Na primeira parcial, Michael Bisping dominou as ações andando para frente e conectando bons golpes, mas deu uma brecha para entrar o golpe mais poderoso de Henderson: a sua bomba de direita. Bisping foi a knockdown, o americano sentiu o faro de sangue e partiu para um ground and pound brutal para cima do campeão, que foi salvo pelo gongo com um enorme corte embaixo do olho esquerdo.

No segundo round, Bisping volta mais confiante, após ter sobrevivido ao primeiro round e vai se soltando e acertando bons chutes de esquerda em Henderson. No entanto, o campeão comete o mesmo erro do round inicial e deixa a mão de Hendo entrar, levando mais um knockdown. Dessa vez, Henderson termina dentro da guarda do rival, que se segura como pode.

O terceiro round foi claro em favor do britânico, que colocou um volume maior de golpes, enquanto Henderson respirava de boca aberta, exausto. No quarto round, Bisping parecia ter encontrado sua distância, mas um golpe baixo interrompeu a luta e deu tempo para Henderson respirar. O americano volta melhor, Bisping diminui o ritmo em um round marcado pelo equilíbrio.

No último round, Dan Henderson veio disposto a dar todas as forças de sua vida para conquistar o único título que faltava na sua carreira. O ex-campeão do Pride e Strikeforce chegou a conseguir uma queda em Bisping, que logo conseguiu voltar a luta de pé. Mais um round marcado pelo equilíbrio e de difícil decisão. No final da batalha, o britânico foi declarado vencedor e bateu e conquistou a sua 20ª vitória no UFC, deixou Georges St. Pierre para trás e se tornou o lutador com mais triunfos na organização.

- Aplausos para o Dan Henderson, apesar da idade dele, ele me machucou seriamente. Apesar de tudo que falei antes da luta, eu respeito muito ele. Agradeço ao suporte de todos que compareceram, olhem para o meu rosto, parece que eu tive que ser corajoso, não é mesmo? - descontraiu o campeão dos médios, com os dois olhos fechados e um corte enorme em um rosto desfigurado.

Aos 46 anos, o ex-campeão do Pride e do Strikeforce, e um dos maiores nomes da história do esporte, reafirmou, ao final do combate, que está se aposentando do MMA.

- Esta foi a última vez que vocês me viram lutando. Agradeço o apoio de todos, mesmo de vocês, que me vaiaram antes da luta. Eu amo esse esporte. Obrigado aos fãs por fazerem esta luta acontecer e obrigado ao Michael Bisping pela oportunidade de lutar pelo cinturão em minha última luta. Acho que para um cara velho até que não está nada mal o que eu fiz - disse Henderson, visivelmente emocionado.

Confira abaixo o card completo do UFC 204:

Michael Bisping derrotou Dan Henderson na decisão unânime dos juízes

Gegard Mousasi derrotou Vitor Belfort por nocaute técnico aos 4:40min do R2

Jimi Manuwa nocauteou Ovince St. Preux aos 2:38min do R1

Stefan Struve finalizou Daniel Omielanczuk a 1:41min do R2

Mirsad Bektic finalizou Russell Doane com um mata-leao aos 4:22min do R1

Card preliminar

Iuri Marajó finalizou Brad Pickett com um triângulo a 1:59min do R1

Damian Stasiak finalizou Davey Grant com um arm-lock aos 3:56min do R3

Leon Edwards finalizou Albert Tumenov com um mata-leão aos 3:01min do R3

Marc Diakiese derrotou Lukasz Sajewski por nocaute aos 4:40 min do R2

Mike Perry nocauteou Danny Roberts aos 4:40 min do R3

Léo Santos derrotou Adriano Martins na decisão dividida dos juízes