Topo

Abel Braga responde a Luxemburgo: "Todos perdemos o 7 a 1"

Abel Braga está atualmente sem clube - Alexandre Lops/AI Inter
Abel Braga está atualmente sem clube Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

11/10/2016 15h16

Em entrevista ao canal SporTV nesta terça-feira, o treinador Abel Braga, campeão brasileiro com o Fluminense em 2012 e mundial com o Internacional em 2006, retrucou uma declaração do colega Vanderlei Luxemburgo. No início do mês, Luxa disse que os técnicos brasileiros não devem ser responsabilizados pela derrota por 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, e que a culpa é só de Felipão, técnico da seleção na ocasião.

"Acho que que não perdeu só o Felipão. Todos nós perdemos o 7 a 1. O Felipão perdeu, vocês perderam. Acho que perdemos todos", afirmou Abel Braga.

O treinador, atualmente sem time, foi além e disse que o título da Copa das Confederações, em 2013, também colaborou para o vexame na Copa de 2014. De acordo com Abel, a conquista mascarou os problemas do Brasil e gerou uma grande pressão pelo título da Copa do Mundo.

"Foi o grande câncer. Ali foi o que causou a amnésia. O peso que caiu no Felipão, caiu nos treinadores, caiu na imprensa, em todos", completou.

Ainda falando sobre a seleção brasileira, que joga nesta terça contra a Venezuela, fora de casa, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, ele se mostrou confiante na vitória e na conquista da liderança. O Brasil está em segundo, com 18 pontos, um a menos que o Uruguai, que visita a Colômbia.

Por fim, Abelão se disse solidário aos colegas de profissão no Brasil, muitas vezes acusados de "ultrapassados".

"Não acho (que os técnicos brasileiros estejam atrasados). É muito pesado. É muito complexo você ser treinador no Brasil. O treinador muda de acordo com aquilo que ele tem como característica. Acho que se dá um peso a menos, um valor menor para o treinador brasileiro. Lá fora do Brasil, troca-se seis por meia dúzia quando algo está ruim. Aqui, não. Aqui se muda o esquema tático", declarou.