Topo

Equador arranca empate no fim e mantém escrita com a Bolívia

Equatorianos conseguiram empate por 2 a 2 com os bolivianos - Daniel Rodrigo/Reuters
Equatorianos conseguiram empate por 2 a 2 com os bolivianos Imagem: Daniel Rodrigo/Reuters

11/10/2016 19h10

O Equador foi até La Paz e, após sair para o intervalo derrotado por 2 a 0 pela Bolívia (golaços de Pablo Escobar), teve notável reação na etapa final. Diminuiu com Enner Valencia logo aos dois minutos e, aos 43, quando estava com um a menos, festejou mais um gol de Enner Valencia, fechando o placar em 2 a 2.

Enner acabou como o protagonista mais uma vez. Melhor em campo na vitória por 3 a 0 sobre o Chile, ele virou personagem por sua saída inusitada daquele jogo, quando "passou mal" e foi internado num hospital apenas para não ser preso por não pagar pensão à ex-mulher. Ele seguiu "hospitalizado" até arrumar seus problemas jurídicos, com isso conseguiu ir para La Paz, foi escalado e mais uma vez foi decisivo para a sua seleção.

A vitória leva o Equador aos 17 pontos, permanecendo no G5. A Bolívia foi para oito pontos, está em penúltimo e as suas chances de conseguir ir à Rússia-2018 são mínimas.

O empate fez o Equador manter uma escrita. Neste século, a seleção ainda não perdeu em La paz nas Eliminatórias (três vitórias e dois empates). Das seleções sul-americanas, é a maior asa negra da Bolívia em seus domínios.

O JOGO

A Bolívia mandou no primeiro tempo desde o primeiro minuto, quando Veizaga - voltando após suspensão - chutou e obrigou o goleiro Dreer a fazer uma defesa espetacular. Com o Equador ainda sonolento, a Bolívia voltou ao ataque e saiu na frente em grande estilo, quando Pablo Escobar recebeu e, de fora da área, mandou uma bomba de canhota. Golaço.

Tirando uma jogada de Enner Valencia que Bejarano evitou o perigo, o Equador não assustava e não era sombra do time que dera um nó no Chile em Quito, vencendo os bicampeões da América do Sul por 3 a 0 há menos uma semana. Já a Bolívia parecia ter assimilado bem a surra de 5 a 0 que levou do Brasil em Natal e jogou com muita tranquilidade, chegando ao segundo gol aos 42 quando Marcelo Moreno tocou para Pablo Escobar tirar a marcação e chutar sem chance para Dreer.

No segundo tempo o Equador mostrou suas armas aos dois minutos. Antonio Valencia cruzou e Enner Valencia bateu com categoria com a perna direita e diminuiu o placar.

O Equador voltou para o jogo e o duelo pegou fogo entre os 20 e 30 minutos, com muitas chances para ambas as seleções. Enner Valencia teve três chances para virar em cabeçadas. Nas duas primeiras, obrigou o goleiro Lampe a boas intervenções. A terceira, a melhor, foi para fora. Era gol feito. A Bolívia lamentou as chances com Arce e Marcelo Moreno. Nas duas vezes o goleiro Dreer apareceu para salvar.

Após ficar com um a menos - o zagueiro Caicedo foi expulso - o Equador manteve o ímpeto, enquanto a Bolívia, mesmo com um a mais, recuou, com substituições defensivas. E aos 43 a vontade equatoriana fou recompensada. Antonio Valencia recebeu e cruzou. Fidel Martínez não chegou, mas Enner Valencia, sim. O atacante bateu e mandou para a rede, 2 a 2 e um empate com sabor de goleada.

A lamentar, apenas o amarelo que Enner Valencia levou no fim. Foi o seu segundo e desfalcará a seleção na partida da prõxima rodada contra o Uruguai.