Topo

Reservas mostram força de elenco com gols decisivos para o Flamengo

Vizeu e Mancuello estão entre reservas que têm se mostrado efetivos no Flamengo - Andre Borges/AGIF
Vizeu e Mancuello estão entre reservas que têm se mostrado efetivos no Flamengo Imagem: Andre Borges/AGIF

11/10/2016 06h00

Sem quatro de seus principais jogadores - Guerrero, Damião, Muralha e Jorge -, o Flamengo passou fácil pelo Santa Cruz, por 3 a 0, no Pacaembu. O resultado, com boas atuações dos reservas, mostrou a força do elenco rubro-negro. Os suplentes estão dando conta do recado sempre que exigidos no Brasileiro.

Felipe Vizeu e Marcelo Cirino, dois reservas, fizeram gols contra o Santinha. Vizeu é o artilheiro do time rubro-negro na competição, com cinco gols, ao lado de Guerrero. O jovem de 19 anos tem uma média um pouco superior a do experiente centroavante, 0,38 gols a cada 90 minutos, contra 0,35 do peruano.

O zagueiro Rafael Vaz fez questão de elogiar o trabalho do departamento de futebol após a vitória sobre o Santa Cruz. Ele lembrou da importância da montagem deste elenco.

"Esta vitória mostra a força do grupo do Flamengo. Por isso, estamos disputando o título. A diretoria está de parabéns pelas contratações, e os resultados estão aparecendo", disse o defensor rubro-negro.

Everton acredita que os jogadores do Flamengo estão no mesmo nível. Ele lembra, porém, uma diferença entre os atletas.

"Só muda a experiência. O Guerrero é um jogador experiente e capitão na seleção. Encorpa muito nosso time. Os próprios jogadores que entram no lugar dele dão conta do recado. Felizmente, o Flamengo tem essa força. É muito importante ter este elenco. Os titulares sabem que se der brecha, entram outros jogadores", avalia o meia.

Mancuello, Fernandinho, Alan Patrick e Leandro Damião são outros reservas que mudaram o panorama de alguns jogos saindo do banco. Até mesmo Emerson, que não estava sendo aproveitado, entrou bem contra o Santa Cruz e deu uma assistência para Marcelo Cirino também deixar a sua marca.

Para o clássico da próxima quinta-feira, contra o Fluminense, o Flamengo deverá contar com todos os titulares. Caso precise mudar a cara da partida, o técnico Zé Ricardo poderá usufruir das opções no banco de reservas. A briga por espaço é acirrada até mesmo entre os relacionados para os jogos.

CONTRAPONTO: TIME MISTO ELIMINADO DUAS VEZES

Se os reservas do Flamengo estão dando conta do recado no Brasileirão, o mesmo não se pode dizer em competições de caráter eliminatório. Neste ano, o Rubro-Negro já foi eliminado duas vezes com time misto, uma na Primeira Liga e outra na Copa Sul-Americana.

Essas decepções levantaram questionamentos sobre o planejamento do Flamengo. O clube trata o Brasileiro como prioridade, mesmo mantendo um discurso de brigar por todos os campeonatos.

No início do ano, o então técnico Muricy Ramalho reclamava do desgaste sofrido pelo grupo em meio a muitas viagens num calendário apertado.

A eliminação mais recente, inclusive, aumentou a pressão pelo título do Brasileiro. Afinal, o Rubro-Negro deu adeus, precocemente, a quatro competições nesta temporada.

Mesmo consciente da responsabilidade de não deixar a última chance de título do ano escapar, o técnico Zé Ricardo evita pressionar os jogadores. Principalmente, na luta direta contra o Palmeiras pela liderança.

"A nossa briga, primeiro, é com a gente mesmo. Para jogar bem e ser competitivo. E para administrar a diferença. O Palmeiras é uma boa equipe. Sabemos que muita coisa vai acontecer nas próximas nove rodadas. Temos de nos superar", disse.

JOGOS QUE RESERVAS FORAM IMPORTANTES NO BRASILEIRO

Fla x Santa Cruz
Na vitória por 3 a 0 sobre o Santa Cruz, Felipe Vizeu e Marcelo Cirino fizeram gols. Além deles, Emerson, outro reserva, entrou no 2 tempo e deu uma assistência.

Mancuello brilha
Gringo fez a diferença na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, em Cariacica. Ele entrou no decorrer da partida. Alan Patrick, que também estava no banco, deu a assistência.

Empate do banco
O Flamengo empatou com o Palmeiras por 1 a 1 com gol de Alan Patrick, que entrou no segundo tempo.

Fernandinho resolve
O Flamengo conquistou uma importante vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta com gol de Fernandinho, que saiu do banco de reservas.

Damião aparece
Leandro Damião e Mancuello fizeram a diferença na vitória por 3 a 1 sobre a Chapecoense. A dupla saiu do banco de reservas e balançou a rede.

Cirino alivia
Na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, ainda no primeiro turno, Marcelo Cirino entrou no segundo tempo e fez um dos gols do Flamengo sobre os donos da casa.

Vizeu duas vezes
Na vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-MG, o atacante Felipe Vizeu fez os dois gols da partida. Ele foi titular no lugar de Guerrero, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo.