Reservas mostram força de elenco com gols decisivos para o Flamengo

  • Andre Borges/AGIF

    Vizeu e Mancuello estão entre reservas que têm se mostrado efetivos no Flamengo

    Vizeu e Mancuello estão entre reservas que têm se mostrado efetivos no Flamengo

Sem quatro de seus principais jogadores - Guerrero, Damião, Muralha e Jorge -, o Flamengo passou fácil pelo Santa Cruz, por 3 a 0, no Pacaembu. O resultado, com boas atuações dos reservas, mostrou a força do elenco rubro-negro. Os suplentes estão dando conta do recado sempre que exigidos no Brasileiro.

Felipe Vizeu e Marcelo Cirino, dois reservas, fizeram gols contra o Santinha. Vizeu é o artilheiro do time rubro-negro na competição, com cinco gols, ao lado de Guerrero. O jovem de 19 anos tem uma média um pouco superior a do experiente centroavante, 0,38 gols a cada 90 minutos, contra 0,35 do peruano.

O zagueiro Rafael Vaz fez questão de elogiar o trabalho do departamento de futebol após a vitória sobre o Santa Cruz. Ele lembrou da importância da montagem deste elenco.

"Esta vitória mostra a força do grupo do Flamengo. Por isso, estamos disputando o título. A diretoria está de parabéns pelas contratações, e os resultados estão aparecendo", disse o defensor rubro-negro.

Everton acredita que os jogadores do Flamengo estão no mesmo nível. Ele lembra, porém, uma diferença entre os atletas.

"Só muda a experiência. O Guerrero é um jogador experiente e capitão na seleção. Encorpa muito nosso time. Os próprios jogadores que entram no lugar dele dão conta do recado. Felizmente, o Flamengo tem essa força. É muito importante ter este elenco. Os titulares sabem que se der brecha, entram outros jogadores", avalia o meia.

Mancuello, Fernandinho, Alan Patrick e Leandro Damião são outros reservas que mudaram o panorama de alguns jogos saindo do banco. Até mesmo Emerson, que não estava sendo aproveitado, entrou bem contra o Santa Cruz e deu uma assistência para Marcelo Cirino também deixar a sua marca.

Para o clássico da próxima quinta-feira, contra o Fluminense, o Flamengo deverá contar com todos os titulares. Caso precise mudar a cara da partida, o técnico Zé Ricardo poderá usufruir das opções no banco de reservas. A briga por espaço é acirrada até mesmo entre os relacionados para os jogos.

CONTRAPONTO: TIME MISTO ELIMINADO DUAS VEZES

Se os reservas do Flamengo estão dando conta do recado no Brasileirão, o mesmo não se pode dizer em competições de caráter eliminatório. Neste ano, o Rubro-Negro já foi eliminado duas vezes com time misto, uma na Primeira Liga e outra na Copa Sul-Americana.

Essas decepções levantaram questionamentos sobre o planejamento do Flamengo. O clube trata o Brasileiro como prioridade, mesmo mantendo um discurso de brigar por todos os campeonatos.

No início do ano, o então técnico Muricy Ramalho reclamava do desgaste sofrido pelo grupo em meio a muitas viagens num calendário apertado.

A eliminação mais recente, inclusive, aumentou a pressão pelo título do Brasileiro. Afinal, o Rubro-Negro deu adeus, precocemente, a quatro competições nesta temporada.

Mesmo consciente da responsabilidade de não deixar a última chance de título do ano escapar, o técnico Zé Ricardo evita pressionar os jogadores. Principalmente, na luta direta contra o Palmeiras pela liderança.

"A nossa briga, primeiro, é com a gente mesmo. Para jogar bem e ser competitivo. E para administrar a diferença. O Palmeiras é uma boa equipe. Sabemos que muita coisa vai acontecer nas próximas nove rodadas. Temos de nos superar", disse.

JOGOS QUE RESERVAS FORAM IMPORTANTES NO BRASILEIRO

Fla x Santa Cruz
Na vitória por 3 a 0 sobre o Santa Cruz, Felipe Vizeu e Marcelo Cirino fizeram gols. Além deles, Emerson, outro reserva, entrou no 2 tempo e deu uma assistência.

Mancuello brilha
Gringo fez a diferença na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, em Cariacica. Ele entrou no decorrer da partida. Alan Patrick, que também estava no banco, deu a assistência.

Empate do banco
O Flamengo empatou com o Palmeiras por 1 a 1 com gol de Alan Patrick, que entrou no segundo tempo.

Fernandinho resolve
O Flamengo conquistou uma importante vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta com gol de Fernandinho, que saiu do banco de reservas.

Damião aparece
Leandro Damião e Mancuello fizeram a diferença na vitória por 3 a 1 sobre a Chapecoense. A dupla saiu do banco de reservas e balançou a rede.

Cirino alivia
Na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, ainda no primeiro turno, Marcelo Cirino entrou no segundo tempo e fez um dos gols do Flamengo sobre os donos da casa.

Vizeu duas vezes
Na vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-MG, o atacante Felipe Vizeu fez os dois gols da partida. Ele foi titular no lugar de Guerrero, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos