Topo

Brasileiro conta sobre o futebol da "Torre de Babel" da Europa

14/10/2016 16h56

Falar um idioma estrangeiro não é tarefa simples para ninguém. São horas e horas de estudo e dedicação até que os resultados apareçam e possamos realmente compreender e falar com naturalidade. Agora, imagine viver em um país em que o idioma muda a cada região... Esse é o caso da Moldávia, pequeno país situado entre a Romênia e a Ucrânia. Vivendo por lá desde junho deste ano, o zagueiro Luan - que defendia o Volta Redonda antes de se transferir para o Zimbru, clube que disputa a primeira divisão moldava - conta as dificuldades de comunicação no país europeu.

- Uma coisa que achei interessante, e que até me assustou um pouco, foi a questão do idioma. Aqui na capital (Quichinau), onde eu estou, se fala o romeno, que é a língua oficial da Moldávia. Mas se você sai daqui e vai para Tiraspol, cidade que fica a 50 minutos daqui, só se fala russo e não se fala nada de romeno. Em outros lugares se fala ucraniano, búlgaro e alguns dialetos da região. O que facilitou um pouco as coisas é que mais de 60% da população sabe falar outro idioma, normalmente o inglês, e isso ajudou na adaptação, já que é uma língua universal.

Dentro de campo, o zagueiro realizou o sonho de disputar uma grande competição europeia e relatou um dos momentos mais marcantes: a classificação na primeira eliminatória da Liga Europa.

- A experiência de jogar a Liga Europa é fantástica, um sonho de menino que realizei. Logo que eu cheguei ao Zimbru, o time estava se preparando para disputar a primeira fase eliminatória da competição e perdemos o primeiro jogo por 1 a 0, em casa, para uma equipe da Geórgia (Chikhura). No jogo de volta, estávamos perdendo por 2 a 1 até os 45 do segundo tempo. Foi quando empatamos o jogo e viramos aos 48, já nos acréscimos, e conquistamos a vaga na fase seguinte.

Atualmente o Zimbru é o terceiro colocado na Liga Moldava e briga forte pela liderança, já que se encontra a apenas um ponto do líder da competição.