Topo

Brasileiro naturalizado alemão, Cacau anuncia aposentadoria dos gramados

Cacau durante Copa do Mundo de 2010: brasileiro atuou pela seleção alemã - Joern Pollex / Getty Images
Cacau durante Copa do Mundo de 2010: brasileiro atuou pela seleção alemã Imagem: Joern Pollex / Getty Images

15/10/2016 11h32

O brasileiro naturalizado alemão Cacau anunciou aposentadoria do futebol nesta semana. Aos 35 anos, o atacante atuou na última temporada pelo time B do Stuttgart.

Cacau explicou a decisão de deixar os campos. Em entrevista ao site da Federação Alemã de Futebol (DFB), ele revelou ter recebido propostas de diversos clubes.

"Recebi algumas propostas de equipes das divisões inferiores da Alemanha e também de outros países, menos tradicionais, mas não me agradaram. Nesse momento, o mais importante para mim é estar com a minha família em Korb, perto de Stuttgart", disse.

Paulista de São André, Cacau chegou à Alemanha com 18 anos, para atuar em um clube de divisões inferiores do país. Em 2001, assinou pelo Nuremberg, onde foi bem e foi contratado pelo Stuttgart dois anos depois. Em sua nova equipe, conquistou o título alemão em 2006/2007.

Os bons jogos pelo Stuttgart renderam a convocação para a seleção alemã. Marcou cinco gols em 23 partidas, um deles na goleada por 4 a 0 sobre a Austrália, na Copa do Mundo de 2010.

O atacante ainda teve uma passagem pelo Cerezo Osaka, do Japão, mas a equipe acabou rebaixada para a Segunda Divisão. Logo depois, retornou ao futebol alemão para atuar no Stuttgart B.

"É uma nova fase para mim e minha família, passado esse período de carreira ativa. Tenho uma licença para treinador e, em paralelo, gostaria de aprender a prática nas divisões de base dos clubes. Também estou iniciando os estudos em gestão do esporte, na cidade de Nuremberg. Acredito que, futuramente, vou poder trabalhar como diretor de algum clube, além de continuar exercendo as funções de embaixador da DFB", concluiu o brasileiro.