Topo

Santos quer afastar comodidade e assumir novo papel no Brasileirão

15/10/2016 08h00

Voltar a disputar a Libertadores é um dos principais objetivos do Santos, mas mesmo com sete pontos de vantagem em relação ao quinto colocado, o elenco do Peixe não está contente e quer mais no Campeonato Brasileiro. Mais do que um simples desejo, a tabela do Peixe possibilita que o sonho do título continue.

Entre os confrontos das oito rodadas finais, terá o Palmeiras na Vila Belmiro, e o Flamengo, fora de casa, no Rio. Dois confrontos diretos, portanto.

Entre muitas possibilidades, o Alvinegro pode assumir dentro da competição diversos papéis. Caso a diferença de pontos entre os quatro primeiros colocados permaneça a mesma nas próximas três rodadas, o Peixe terá a chance de atrapalhar o rival alviverde na busca pelo título.

Vale lembrar que o último triunfo palmeirense dentro da Vila Belmiro foi em março de 2010, por 4 a 3.

Respeitando os adversários, o elenco santista tem certa dose de otimismo em relação aos próximos jogos. De oito, cinco oponentes estão do 10º para baixo na tabela.

Publicamente, o técnico Dorival Júnior trata o objetivo de ser campeão com cautela, mas não deixa de motivar seus atletas, na expectativa de que os líderes do Brasileirão.

- A realidade é o jogo seguinte, contra o Grêmio (no domingo). Não pensamos no Palmeiras, no Atlético e no Flamengo. Temos que fazer nossa parte, e quando acabar a rodada, analisar. O principal é que estamos caminhando, buscando ser melhores e mais efetivos - disse o técnico.

Já o zagueiro David Braz não esconde o ímpeto dos jogadores e acredita que é possível complicar a vida dos rivais na reta final.

- Não estou com esse pensamento de qual desses que estão na frente vão ser campeões, não. Tenho muita fé e trabalho bastante para que possamos encostar cada vez mais nesses times e que a gente possa entrar nessa briga - disse o camisa 14 após a vitória sobre o São Paulo, em entrevista ao canal Fox Sports.

O primeiro objetivo traçado após vencer o Tricolor é ultrapassar o Atlético-MG. Hoje na quarta colocação, o Peixe teria que passar por duas fases classificatórias se quiser entrar na etapa de grupos do torneio continental. Somente os três primeiros têm a vaga direta.