Topo

Dicas de como usufruir melhor de um check-raise numa mão de pôquer

16/10/2016 09h10

O check-raise é quando um jogador dá check na sua mão no flop, outra pessoa aposta e então o primeiro jogador volta com um aumento. É uma jogada muito eficiente - tanto como um blefe como com uma mão forte - mas por incrível que pareça, o check-raise foi banido de alguns cassinos de Las Vegas por ser considerado falta de etiqueta! Bem, a boa notícia é que o check-raise certamente é permitido online no PokerStars nas mesas de poker No Limit Hold'em. Veja aqui como fazer isso direito.

Na maioria das vezes quando você faz o check-raise é porque você tem uma mão forte e quer colocar mais dinheiro no pote. Um exemplo perfeito é quando você acerta uma trinca no flop. Vamos supor que você tem um par de 2 no big blind. O seu adversário em posição inicial aumenta e você paga. O flop é 2 K Q. Sair apostando é uma opção possível, mas geralmente este é um flop no qual é melhor aplicar um check-raise. Como o seu adversário aumentou pré-flop, existe uma boa chance dele ter formado um par de Reis ou de Damas e irá apostar se você der check. Se o seu adversário apostar, este não é um flop para fazer slowplay. Você pode estar enfrentando muitas pedidas - de flush ou de sequência com uma A-T - mas, o mais importante, nós já concluímos que o seu adversário pode ter uma mão forte, então é importante tentar ganhar o máximo possível! Fazer o check-raise é a melhor maneira de conseguir isso. E se você estiver jogando agressivamente até aqui, o seu adversário pode não dar o crédito necessário para o seu check-raise. Num flop como esse, ele pode colocar você numa pedida ou pagar com mãos relativamente mais fracas. Se você tiver a imagem correta na mesa, o check-raise contra um oponente curioso pode pagar enormes dividendos.

Entretanto, existem momentos em que você acerta uma mão gigante no flop e que o slowplay é a melhor opção. Isso especialmente quando você achar que o seu adversário não acertou nada e um check-raise só vai fazer com que ele desista. Vamos usar a mesma mão com 22 mas mudar o flop para um exemplo de quando não aplicar o check-raise. Desta vez o flop é 2 5 7. Teoricamente de uma posição inicial o jogador que aumentou deve ter cartas altas como A-K ou K-J, e errou o flop completamente. Se você fizer o check-raise ele irá desistir. Neste tipo de situação é melhor fazer o slowplay e dar check-call na esperança que ele acerte alguma coisa no turn que possa dar ação na mão.

Estes mesmos princípios se aplicam quando você estiver fazendo o check-raise como um blefe, mas ao contrário. Agora você deve atacar os flops que acredita que o seu adversário errou. Usando o mesmo flop 2 5 7, ele é perfeito para fazer um check-raise como blefe. Se você já chegou à conclusão que existe uma boa chance do seu adversário ter errado, então você deve aproveitar esta oportunidade para blefar, mesmo que você tenha uma mão fraca como um Q-J.

Num mundo perfeito, você sempre terá alguma chance de fazer uma mão melhor desistir quando fizer o check-raise como blefe. Isso claro, se o seu adversário não tiver acertado o flop ou seja um daqueles jogadores que não gostam de desistir tão facilmente. Por exemplo, um check-raise com Q-J num flop T-8-2 é uma boa ideia por que você tem diversas formas de ganhar mesmo se for pago. Um 9 pode aparecer no turn e dar a você uma sequência, e uma Dama ou Valete pode te dar um top pair. Blefar com Q-J nesta situação é muito melhor do que escolher uma mão como 6-5, com a qual você está morto se for pago.

Procure aplicar mais check-raises no seu jogo de poker online, tanto por valor como por blefe. Preste atenção nos seus adversários e ajuste a sua estratégia de poker de acordo. Se eles estiverem pagando muito, então ajuste para fazer o check-raise com mãos fortes toda vez e não blefe de forma alguma. Por outro lado, se estiverem desistindo muito, faça o slowplay com mãos fortes muito mais vezes e busque o check-raise por blefe sempre que tiver a chance.

Para mais dicas de estratégias vencedoras de poker, crie a sua conta GRATUITA no PokerStars e participe da nossa escola. Se já for um membro da escola, faça um depósito e experimente esta estratégia nas mesas.