Topo

Figueirense acusa Palmeiras de forçar volante emprestado a não jogar

16/10/2016 18h30

O Figueirense reclamou de uma pressão do Palmeiras sobre o volante Renato, 24, emprestado ao clube catarinense até o fim deste ano. O jogador seria titular na partida deste domingo (16), mas foi retirado da escalação. Segundo a atual equipe dele, isso aconteceu depois de a diretoria alviverde ter interpelado o atleta e pedido que ele não atuasse.

"Ligaram pra o jogador nosso para não jogar. Se jogasse, seria prejudicado na volta dele para o Palmeiras. Como o cara vai jogar sendo coagido? Fizeram pressão com o cara! Foi uma covardia que fizeram! Se o garoto é tão bom, por que não ficou no Palmeiras?", afirmou Branco, assessor da presidência do Figueirense, ao UOL Esporte.

De acordo com Branco, a ligação partiu de Cícero Souza, gerente de futebol do Palmeiras. "Diretor do Palmeiras [Cícero Souza] ligou ontem. CBF ou o STJD tinha que tomar uma medida, é um absurdo que fizeram a pressão para o jogador não jogar. Tiraram o direito de o rapaz exercer sua profissão."

Anteriormente, era prática recorrente em contratos de empréstimo no futebol brasileiro a inclusão de uma cláusula que impedia os jogadores cedidos de atuarem contra suas equipes originais. No entanto, esse expediente foi proibido pela Fifa.

Quando isso aconteceu, times brasileiros passaram a fazer acordos de cavalheiros para retirar jogadores emprestados das partidas contra as equipes originais deles. Neste ano, contudo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) seguiu nova orientação da Fifa e vetou também essa prática.

O Palmeiras, procurado, avisou que não irá se pronunciar sobre o assunto. Renato, que está emprestado ao Figueirense até dezembro, foi cortado até do banco de reservas do jogo deste domingo.

*Com José Edgar de Matos, do UOL Esporte

Quer receber notícias do Figueirense e do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.