Topo

Levir culpa substituições forçadas por derrota do Flu: 'Time perdeu o ritmo'

17/10/2016 23h05

Marcos Junior, Wellington Silva e Pierre: os três titulares do Fluminense saíram do jogo contra o São Paulo quando o time de Levir Culpi ainda vencia por 1 a 0, mas o técnico tricolor acabou forçado a substituir o trio por questões físicas. A derrota de virada por 2 a 1 no Giulite Coutinho foi justificada pelo treinador do Flu pela situação atípica que viveu nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

- Jogamos normal até metade do segundo tempo. Foram três substituições forçadas. O time perdeu um pouco de ritmo. O São Paulo é um time como o Fluminense. Precisa vencer, se atirou e foi feliz nas finalizações. Não vi nada de especial a não ser as substituições que normalmente não fazemos - comentou Levir, que colocou Marquinho, Igor Julião e Douglas nos lugares dos titulares.

O gol de virada do São Paulo, marcado por Rodrigo Caio, foi o 9º de bola aérea sofrido pelo Fluminense no segundo turno. No total, são 13 sofridos pelo Flu neste período do Brasileirão. O problema já foi identificado pelo técnico Levir Culpi, que costuma dedicar o treino da véspera do jogo ao fundamento.

No entanto, o treinador não espera que o seu time deixe de tomar gols dessa forma, assim como acredita que o Flu continuará a marcar gols desta mesma forma. Para Levir, as bolas cruzadas são "as jogadas mais difíceis do futebol".

- Me perguntaram sobre isso antes do jogo (contra o São Paulo) e respondi o seguinte: vamos continuar tomando e fazendo. É a jogada mais difícil de ser marcada, simplesmente porque dois jogos não ocupam o mesmo espaço. O ataque quer cabecear para o gol e a defesa quer tirar. Vamos continuar tomando e fazendo. O treinamento, as conversas, as orientações... Tudo pode deixar um time em ótimas condições no sistema defensivo e para marcar gols.

O Fluminense se reapresenta nesta terça-feira, nas Laranjeiras, às 15h30, para iniciar a preparação para o jogo contra o Coritiba, no Couto Pereira, domingo. Com 46 pontos, o Tricolor caiu para a nona posição do Brasileiro, após três derrotas consecutivas. O time de Levir Culpi mira o G6. Atualmente a sexta colocação pertence ao Atlético-PR, que soma 48 pontos na competição.