Topo

Sequência em casa pode definir o título brasileiro para o Palmeiras

25/10/2016 07h00

Com aproveitamento de 79% dos pontos no returno, o Palmeiras tem agora a maior distância na ponta do Brasileiro - seis pontos para o Flamengo, segundo colocado. Sem perder há 15 rodadas (dez vitórias e cinco empates), o time paulista pode decidir o título apenas com as suas partidas em casa.

Se vencer os três jogos como mandante (Inter, Botafogo e Chapecoense), o time chegará a 76 pontos, acima até dos 75 que Cuca considera necessários para ser campeão. Mesmo que seja derrotado nos outros três jogos fora, incluindo contra o ameaçado Vitória na última rodada, o Palmeiras obrigaria seus adversários a serem quase perfeitos.

O Flamengo, além de torcer para que o líder tenha apenas 50% de aproveitamento nesta reta final, precisaria, no mínimo, vencer cinco jogos e empatar um. Aproveitamento altíssimo, de 88,8% dos pontos.

Atlético-MG e Santos, a oito e nove pontos do Palmeiras, respectivamente, precisam ser perfeitos. Vencer os seis jogos, incluindo os duelos em casa com o Palmeiras, e torcer por mais duas derrotas do líder até o fim.

Estes cenários são analisados isoladamente, já que ainda há mais dois confrontos diretos entre os rivais: Flamengo x Atlético-MG e Santos x Flamengo. Ou seja, um atrapalhará o outro nas últimas seis rodadas.

Além disso, o Palmeiras é o melhor visitante do Brasileiro e perdeu cinco vezes em 32 rodadas. Seria inesperado ver o time de Cuca ser batido mais três vezes neste fim de ano, porque a última derrota foi dia 31 de julho, contra o Botafogo por 3 a 1, no primeiro turno, durante o pior momento da equipe.

- O Flamengo, que é o segundo, tem 61 pontos, disputa mais 18 pontos. Se ganhar cinco passa a ter 76 pontos, é difícil. Hoje quem que encaixou cinco ou seis vitórias em sequência? É difícil, para nós também é difícil. Por isso que calculamos hoje esse número, mas podem muito bem cair - justificou o treinador.

Após a vitória de domingo, Cuca chamou todo o elenco para uma roda no meio-campo e teve uma conversa com o grupo, como vem fazendo a cada novo triunfo. A meta: não deixar se influenciar pela euforia da torcida palmeirense nesta reta final.