Topo

COI divulga mais oito casos de doping de Londres-2012

27/10/2016 10h18

Até parece notícia antiga, mas não é. O Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou na manhã desta quinta-feira mais oito casos de doping referentes aos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A descoberta foi possível após a reanalise de algumas amostras da época. Vale lembrar que no dia anterior, na quarta-feira, o órgão já tinha divulgado a punição a nove competidores dos Jogos de Pequim-2008.

Entre as atletas flagradas pelo uso de substâncias proibidas, quatro conquistaram medalhas na Olimpíada da capital inglesa, sendo três medalhistas de ouro. São elas: a cazaque Zulfiya Chinshanlo, ouro no levantamento de peso na categoria até 53kg; Maiya Maneza, também do Cazaquistão, primeira colocada na mesma modalidade no peso até 63kg; a cazaque Svetlana Podobedova, ouro no levantamento de peso até 75kg; e a bielorrussa Marina Shkermankova, bronze na categoria até 69kg do levantamento do peso.

As competidoras foram flagradas pelo uso de oxandrolona, estanozolol e turinabol. As quatro tiveram seus resultados anulados e terão de devolver suas medalhas e o diploma referente à conquista e participação nos Jogos.

Além delas, também foram flagrados na reanalise dos materiais: o russo Kirill Ikonnikov, quinto colocado no lançamento do martelo, a uzbeque Dzina Sazanavets quarta classificada na categoria até 69kg no levantamento de peso, o russo Dmitry Starodubtsev, quarto no salto com vara, e o bielorrusso Yauheni Zharnasek, que ficou com o nono lugar no levantamento de peso na categoria mais de 105kg. Todos também tiveram os resultados anulados.

O COI tem realizado nos últimos meses um grande combate ao doping. O Comitê decidiu fazer uma reanalise de diversos exames referentes aos Jogos de Londres-2012 e Pequim-2008, o que começou a ocasionar a descoberta de vários casos de uso de substâncias proibidas.