Topo

Com reservas, Grêmio encontra o Figueirense em queda livre

28/10/2016 17h44

Após conquistar uma grande vitória por 2 a 0 em cima do Cruzeiro no meio da semana, o Grêmio já tem um novo desafio neste sábado, às 19h30, este válido pela 33° rodada do Campeonato Brasileiro, no Orlando Scarpelli. O rival é o desesperado Figueirense, que vem amargando uma "queda livre" na competição. São cinco derrotas e um empate nas últimos sete rodadas.

Com a proximidade da vaga na grande decisão da Copa do Brasil, o que não acontece há 15 anos, Renato Gaúcho optou por mandar um time de reservas para o campo. A única exceção é o goleiro Marcelo Grohe.

Apesar de entrar com os reservas, o Tricolor não se "desligou" do Campeonato Brasileiro, campeonato onde o caminho até à Libertadores passa por mais seis jogos. O Grêmio está em 8°, com 48 pontos, um a menos que o Corinthians, último time do G6. Quem garantiu isto foi o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, um dos que serão poupados.

- Sabemos que a Copa do Brasil é o caminho mais curto para o objetivo de conquistar. O Brasileiro está distante, mas sabemos que quando veste a camisa do Grêmio vamos tentar sempre fazer o melhor. A partir do momento que estamos jogando o Brasileiro, não vamos deixar de lutar nenhum momento. Nunca vamos entrar em campo por entrar. E na Copa do Brasil vamos fazer de tudo para conseguir nosso objetivo - comentou o lateral-esquerdo do Grêmio, Marcelo Oliveira.

Já o Figueirense enxerga na partida uma forma de voltar a respirar no Brasileirão. Os três pontos são fundamentais para continuar sonhando com a permanência na primeira divisão.

A distância para o primeiro time fora do Z4, o Inter, já é de cinco pontos e as chances de rebaixamento do Figueira, de acordo com o matemático Tristão Garcia, são de 90%.

O treinador do alvinegro, Marquinhos Santos, reconheceu a necessidade de vitória e colocou o time para frente: na formação tática, sai o tradicional 4-4-2 e entra o 4-3-3. Rafael Silva, Rafael Moura e Lins formam o trio de ataque. No meio-campo, uma dúvida: Renato e Jefferson disputam a vaga do volante Josa, suspenso.

Provável Figueirense: Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Renato (Jefferson), Ferrugem e Bady; Lins, Rafael Silva e Rafael Moura;

Provável Grêmio: Marcelo Grohe, Wallace Oliveira, Wallace Reis, Thyere e Iago; Kaio, Jaílson, Negueba, Bolaños e Guilherme; Éverton.