Topo

NFL: 'Tom Brady dos recordes' leva Patriots a mais uma vitória

30/10/2016 19h26

Tom Brady continua fazendo a diferença para o New England Patriots. Depois de ficar suspenso nas quatro primeiras rodadas, o quarterback - que figura em todas as listas de melhor jogador deste esporte em todos os tempos no top-5 alternando preferências com Joe Montana (QB), Peyton Manning (QB), Jim Brown (RB) e Jerry Rice (WR) - voltou em alto nível e com a faca entre os dentes, realizando uma de suas melhores temporadas e aparecendo como favorito para MVP. Neste domingo, na sua quarta partida após o retorno, arrasou o Buffalo Bills, na casa do rival: 41 a 25.

O resultado foi uma forra, já que na rodada 4 (2/10) o Bills vencera por 16 a 0 o Patriots, fora de casa. Naquele dia Brady ainda estava cumprindo a última partida da suspensão - ainda pelo caso das "bolas murchas" em um jogo contra o Indianapolis Colts em 2014.

E o marido da modelo brasileira Gisele Bündchen fez uma partida primorosa, com 22 passes certos em 33; 315 jardas; e 4 passes para TDs, sendo que dois deles em passes para 53 jardas.

Estes números fizeram Brady atingir três marcas históricas. Somou a sua 26ª vitória na carreira contra o Buffalo Bills e passou a ser o quarterback que mais vitórias conseguiu sobre uma mesma equipe na história da NFL. Além disso, as jardas que obteve contra o Bills na carreira (7.549) e o número de touchdowns (70) são também as marcas mais expressivas de um QB contra um mesmo time em todos os tempos.

Além de Brady, o TE Rob Gronkowski também se destacou. Correu para 103 jardas e fez um touchdown (53 jardas) que foi o de número 69 com a camisa do Patriots. Com isso ele passa a ser o jogador que mais TDs marcou para o time, superando o wide receiver (já aposentado) Stanley Morgan. Destes 69 TDs, um deles foi de corrida e os outro 68 em passes, sendo que 67 deles de Tom Brady. Uma curiosidade: "Gronk" antes de defender o Patriots era torcedor declarado do Bills.

Do lado do Bills - que só esteve na frente quando abriu 3 a 0, depois viu Brady ter acerto de quase 100% no primeiro tempo - pesou os inúmeros desfalques. Não teve seu melhor corredor, o running back LeSean McCoy (lesão na coxa); nem o seu melhor recebedor, o wide receiver Sammy Watkins (lesão no pé). Para piorar, os principais reservas para as posições se machucaram. Com isso, o QB Tyrod Taylor não teve números expressivos (19 passes em 38, 183 jardas e nenhum TD) e teve que fazer as vezes de running back, conseguindo uma corrida para TD de 26 jardas. Quem mais e destacou foi o RB Mike Gillislee (85 jardas e 1 TD).

Com mais um triunfo, o Patriots chega a 7 vitórias e 1 derrota, encaminhando mais uma vez o título da AFC Leste, já que o segundo colocado Buffalo Bills está com 4 vitórias e 4 derrotas, sem complicando na luta por uma vaga aos playoffs.

Kansas City de Cairo numa boa

Esta derrota do Bills acabou sendo ótima para o time do único brasileiro da NFL, o Kansas City Chiefs de Cairo Santos. O Kansas é rival direto do time de Buffalo por uma vaga nos playoffs (entram os campeões de divisão e mais dois melhores colocados) e abriu frente para o rival, já que venceu o seu jogo contra o Indianapolis Colts por 30 a 14 e fechou a rodada com 5 vitórias e 2 derrotas, na vice-liderança da AFC Oeste.

Cairo foi eficaz. Acertou seus três extra-points e três de seus quatro field goals (o outro bateu na trave saiu). O Kansas revezou dois quartebacks. Alex Smith levou uma pancada no primeiro tempo e ficou boa parte do jogo fora, terminando com 9 passes em 19, 127 jardas e 1 TD. Seu reserva Nick Foles acertou 16 passes em 22, para 223 jardas e 2 TDs.

Cleveland, 0 vitória e 8 derrotas

?

A rodada ratificou o mau momento do Cleveland Browns. Em casa, depois de um ótimo primeiro tempo, acabou derrotado por 31 a 28 para o NY Jets e perdeu a sua oitava partida em oito rodadas, sendo o lanterninha da AFC Norte. O Jets com 3 vitórias e 5 derrotas, ainda sonha com uma vaga nos playoffs.