Carioca tem nova fórmula: vencedor de dois turnos pode não ser campeão

O Carioca tem uma nova fórmula a partir de 2017. Com a mudança, que prevê a realização de dois turnos e a disputa de semifinais e final gerais da competição, um time pode ser campeão da Taça Guanabara e da Taça Rio e não necessariamente ficar com o título estadual.

Isso porque os times serão divididos em seis grupos e disputarão dois turnos (Taças Guanabara e Rio), ambos com 12 participantes, a partir de 28 de janeiro. E cada turno terá respectivas semifinais e final, com vantagem do empate para o primeiro colocado. Os campeões dos turnos terão vagas asseguradas na semifinal geral do Carioca, tendo a vantagem do empate. E a eles se juntarão os dois times de melhor campanha na classificação geral, somando a pontuação dos dois turnos.

A questão é que, mesmo se um time vencer tanto a Taça Guanabara quanto a Taça Rio, obrigatoriamente haverá a disputa de semifinais e final do Estadual. Ao campeão, neste caso, se juntariam os três times de melhor campanha.

Outra novidade é a realização de uma primeira fase, a partir de 11 de janeiro, da qual participarão seis pequenos e dois deles irão se classificar à fase principal, com 12 participantes ao todo. Os participantes dessa fase inicial serão os que subiram da Série B (Nova Iguaçu e Campos) e mais os quatro piores pequenos da edição-2016 que não foram rebaixados (Bonsucesso, Portuguesa, Tigres e Cabofriense). Se dois subirão para a fase principal, formando os dois grupos de seis, os quatro remanescentes jogarão um quadrangular para ver os dois que serão rebaixados. Os que caírem em 2017 poderão disputar a Série B de 2017.

Os quatro grandes do Rio participaram do arbitram, mas apenas os presidentes de Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, e Vasco, Eurico Miranda, compareceram. O Flamengo foi representado por André Galdeano, gerante jurídico. Enquanto Marcelo Penha votou em nome do Fluminense.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos