Mais maduro e equilibrado, NBB 9 é lançado em São Paulo

Com a presença de diversos jogadores, técnicos, muitos dirigentes e até o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, foi lançada nesta terça-feira, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), a nona edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Em meio à crise econômica e política no Brasil, o campeonato parece viver um caminho inverso, ao comemorar sua prosperidade.

Com contas de patrocínios negociadas com Caixa (detentora do naming rights), Avianca e Sky, além da parceria com a NBA, a Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela organização do torneio, vê a competição em sua maturidade.

- A Liga, ao longo dos anos, sempre veio em uma crescente. Se não cresce na velocidade que queremos, vem em uma evolução constante. Na questão de organização, administrativa, e na busca por parceiros, evoluiu demais. O país vive um momento difícil político e econômico. No esporte, não seria diferente - afirmou Cássio Roque, presidente da LNB.

- Hoje, as equipes dependem de patrocínio de empresas, e vários times precisam de patrocínios públicos, que são as prefeituras. A Liga está conseguindo se estruturar para chegar ao ponto que é o ápice, que é ser parceira dos clubes, inclusive para a busca de recursos. Demoramos oito, nove anos para alcançar esse equilíbrio - completou.

Até o momento, 15 clubes está confirmados para a participação na temporada 2016/2017. Por conta da crise financeira e mudança no comando da prefeitura, Rio Claro ainda não sabe se terá condições financeiras de seguir no torneio. A Liga espera uma definição nesta terça.

- Não teve uma definição ainda. É um típico caso de um time que depende de poder público. Houve mudança de prefeito, existe uma negociação com a administração que saiu e com a que entrou. Estamos acompanhando de perto. Esperamos que seja dado continuidade, a cidade gosta de basquete. É uma questão de bom senso. Isso precisa ser resolvido hoje - afirmou Roque.

Caso a equipe do interior paulista não participe da competição, ela não será substituída.

A abertura da nona temporada do NBB será neste sábado, dia 5 de novembro, com o duelo entre Flamengo e Bauru.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos