Topo

Dois dos mais tradicionais clubes náuticos do país assinam acordo

04/11/2016 14h41

Dois dos mais tradicionais clubes do Estado de São Paulo, Yacht Club Paulista (YCP) e Iate Clube de Santos (ICS), firmaram, nesta semana, um acordo que visa

objetivo de fomentar a vela tanto na Represa Guarapiranga, quanto na Baixada Santista, a partir de suas respectivas sedes. A iniciativa visa deixar o terceiro esporte brasileiro com maior número de medalhas, ainda mais forte e competitivo.

Mais do que promover o intercâmbio entre os associados dos clubes, o convênio firmado entre os comodoros José Francisco Agostini Roxo (YCP) e Berardino Antonio Fanganiello (ICS) é, segundo o presidente do Conselho Deliberativo do YCP, Carlos Frederico Hackerot, um "acordo de cooperação" que visa o desenvolvimento da vela.

- Ofereceremos clínicas para aprimorar o conhecimento dos associados do ICS em relação aos monotipos como as classes: Optimist, Laser, Snipe e HPE 25 - afirma Hackerott.

Entusiasmado com o projeto, o comodoro do YCP, José Roxo, faz questão de dar as boas vindas ao novo parceiro.

- O YCP está de portas abertas aos associados do ICS. Possuímos localização privilegiada, a 25 minutos da Berrini, em meio a um oásis de natureza exuberante com estrutura de três restaurantes, oito quadras de tênis, duas piscinas e três hangares para náutica em geral, vela, motor, remo e SUP - enfatiza Roxo.

As ações patrocinadas pelo YCP em parceria com o ICS preveem a inclusão de crianças, jovens, mulheres e adultos em geral nas clínicas personalizadas. Também serão agendadas no calendário náutico a partir de 2017, regatas na represa e no mar incluindo-se dez etapas anuais da Copa Paulista de Vela (ex-Copa YCP), além de campeonatos estaduais e nacionais. Por outro lado, o ICS disponibilizará aos velejadores do YCP a oportunidade de tripular barcos de oceano, com a formação de bolsa de proeiros, resgatando uma tradição da década de 70, quando a maioria da flotilha do ICS era tripulada por velejadores da Guarapiranga.