Topo

Quando desistir de mãos fortíssimas pré-flop no pôquer No Limit Hold'em

04/11/2016 16h06

Existe um velho ditado no poker, inventado pelo inimitável Kenny Rogers, que você tem que saber quando ficar e saber quando largar. O velho texano estava à frente do seu tempo quando o assunto era estratégia de No Limit Hold'em. Dar bons folds nas mesas de poker é uma habilidade tão importante quanto qualquer outra que você tenha aprendido. Entretanto, não é fácil desistir de grandes mãos no pré-flop, mesmo quando está na cara que você está perdendo. Além de tudo, você pode ter esperado o dia todo para receber algo bom - mas se você está atrás não importa o que aconteceu antes, ainda assim você precisa largar e perder o mínimo possível.

Então, como você pode saber se deve largar uma mão forte? Existem diversos elementos diferentes que influenciam para tomar a decisão correta - e é importante considerar todos eles. Quando você recebe uma mão forte como um par de valetes ou Ases e Dama, a expectativa imediata é que você deve jogar agressivamente e ter a chance de ganhar um pote grande. Isso significa começar aumentando, ou reaumentando (3-bet) se alguém apostar antes de você. Mas o que você faz quando encara agressividade de outro jogador que aumenta novamente? Isso depende totalmente do estágio do jogo e de quem é o adversário. Se, por exemplo, você está nas fases iniciais de um torneio, existe a forte possibilidade que o jogador contra você tenha realmente uma mão forte. Por que, diferentemente do final do torneio onde os blinds e antes são muito maiores, não existe um motivo real para irem contra você saindo da linha. Neste caso, você certamente não deve deixar se levar pela sua mão e tentar ir all-in antes do flop. Seria muito melhor apenas pagar e obter mais informações dependendo das cartas que vierem no flop, ou até mesmo desistir e esperar por uma situação melhor num estágio mais importante do torneio.

O estilo de jogo do seu adversário também é importante para de decidir que jogada fazer. Para ter impressões precisas sobre o que um jogador está fazendo, você precisa prestar atenção em como ele está jogando na mesa - caso contrário você vai estar apenas achando. Então, vamos supor que você marcou um jogador como sendo 'uma rocha', que joga agressivamente apenas com Ases e Reis. Neste caso, par de valetes ou As e Dama não parecem ser atraentes! Assim, você deve considerar apenas desistir da sua mão. Esta situação se torna vaga quando você está jogando contra um adversário que é agressivo tanto com ou sem mãos fortes (esses caras também são conhecidos como bons jogadores!). Agora, você deve estar mais inclinado a não desistir da sua mão forte porque você sabe que o seu adversário pode estar tentando tirar você da mão. Por fim, se o seu adversário é muito solto e agressivo o tempo todo, você nunca deve considerar desistir da sua mão forte pré-flop porque as chances de você estar na frente são muito grandes. Isso devido à grande possibilidade do seu adversário estar blefando. Ao considerar quando desistir da mão - ou apenas diminuir o ritmo - com uma mão forte pré-flop, pense no seu adversário e pense na situação do jogo em que você está. Estas duas coisas devem ajudar você a encontrar uma boa resposta sobre qual jogada fazer.

O poker é um jogo único no qual não existe uma forma correta de jogar todas as vezes, especialmente ao tomar decisões tão complicadas. Algumas vezes você irá desistir de uma mão forte e estará sendo blefado. Entretanto, desde que você analise todas as evidências, ter a capacidade de desistir de mãos forte pré-flop pode ser muito lucrativo no longo prazo.

Para mais dicas de estratégias vencedoras de poker, crie a sua conta GRATUITA no PokerStars e participe da nossa escola. Se já for um membro da escola, faça um depósito e experimente esta estratégia nas mesas.