Topo

Iguais até que ponto? Fla x Bota tem duelo entre técnicos revelações

05/11/2016 06h00

Dois expoentes da nova geração de treinadores fazem um duelo à parte na tarde deste sábado, às 17h, no clássico entre Flamengo x Botafogo, no Maracanã. Ainda jovens para o cargo de técnico, Zé Ricardo, de 45 anos, e Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura, de 38, são as grandes revelações entre os técnicos do Campeonato Brasileiro. O primeiro levou o Rubro-Negro à disputa do título, enquanto o segundo é um dos principais responsáveis pela recuperação do Glorioso, que sonha com uma vaga na Libertadores.

Este será o primeiro clássico de ambos no futebol profissional no Maracanã. Porém, a dupla já esteve no estádio em outras oportunidades e tem histórico nas categorias de base. Zé Ricardo foi efetivado após um período de experiência no comando do Flamengo, com bons resultados no Brasileiro. Jair, por sua vez, teve a confiança da diretoria alvinegra desde o princípio e assumiu o cargo logo após a saída de Ricardo Gomes.

Na véspera do clássico, os treinadores adotaram um discurso parecido, com elogios de ambos os lados.

- O Botafogo é um time muito competitivo. Já vinha assim com Ricardo Gomes e na troca, com Jair Ventura, mostrou a continuidade desse trabalho. Além disso, o time se fortaleceu em alguns aspectos, como na marcação - disse Zé Ricardo.

A partida é importante para o Alvinegro, mas tem caráter decisivo para o Flamengo. Somente uma vitória mantém a chance de título no patamar realista.

- Vamos disputar com unhas e dentes esses 15 pontos que faltam - garante Zé Ricardo.

O jogo é válido pela 34ª rodada da competição nacional.

JAIR MINIMIZA IMPORTÂNCIA DE DUELO ENTRE TÉCNICOS

No Botafogo, Jair Ventura tenta minimizar a importância que ele e Zé Ricardo têm nas campanhas dos rivais desta tarde, no Maracanã. Embora ele mesmo não consiga esconder que os técnicos do Glorioso e do Rubro-Negro estão se destacando neste Campeonato Brasileiro. Para o Alvinegro sair da zona de rebaixamento e chegar na zona de classificação para a Taça Libertadores, e para o adversário se consolidar na briga pelo título os méritos dos comandantes são latentes.

- Não é um clássico só entre nós. O clássico é enorme, fala por si só. E, como sempre, será decidido em detalhes. Encaro de uma forma normal. Já enfrentei grandes treinadores. Fico feliz por ter um companheiro, jovem como eu, fazendo um bom trabalho - celebra.

Apesar de terem sucessos contemporâneos e histórias parecidas, pelas passagens pelas divisões de base, Jair Ventura e Zé Ricardo nunca se enfrentaram. Contudo, o treinador do Botafogo garante saber muito bem as características do trabalho do adversário.

- Nunca nos enfrentamos, mas o trabalho dele tem bastante transição em velocidade, embora o Flamengo não tenha só uma maneira de jogar. É um time que usa a velocidade dos externos, mas explora bastante a faixa central também. Tem o pivô do futebol de salão com o Guerrero, trabalhos de infiltração. Vai ser difícil. Não é um time de uma opção só, joga de maneiras diferentes - explica.