Topo

Salva-se quem puder! Em queda, Vasco tem final contra o Luverdense

07/11/2016 08h00

O barco do Vasco está afundando. De favorito, o navio está em naufrágio e agora os comandados de Jorginho precisam correr para ocupar os quatro botes disponíveis para se salvarem. Na noite desta terça-feira, contra o Luverdense, em São Januário, é necessário vencer ou vencer para que o retorno à Série A não suma.

Faltam quatro rodadas para o fim da Série B, sendo dois jogos em casa. E o Vasco precisa ao menos somar mais seis pontos para garantir o acesso. Matemático e membro da Academia LANCE!, Gilcione Costa comentou sobre a situação vascaína nesta reta final. O time está com 86,8% de chance de subir.

- O título para o Vasco já era. Tem que direcionar toda a atenção ao quinto colocado. E vencer o Luverdense é fundamental para que sigam vivos no sonho do acesso. Praticamente restam três vagas, o Atlético-GO é um virtual garantido na Série A. Pelo retrospecto, o Vasco tem ainda boas condições, mas já preocupa - afirmou.

Apesar de estar em momento delicado, o Vasco precisa reencontrar o bom futebol, predominante até junho, mas que ainda não foi visto neste segundo semestre. Cada jogo dos quatro que restam até o término da temporada é para ser encarado como uma decisão de Copa do Mundo. Qualquer resultado diferente de uma vitória levará calafrios aos torcedores que ainda enxergam os botes no fim do túnel.

COM A PALAVRA ACADEMIA LANCE!

"Cada erro a partir de agora será fatal"

Gilcione Costa

Matemático da UFMG

Cada erro que o Vasco cometer a partir de agora na Série B do Campeonato Brasileiro será fatal. O time não pode se dar ao luxo de tropeçar mais se quiser ter o mínimo de tranquilidade para retornar à elite do futebol nacional em 2017. O retrospecto preocupa e tem de ser levado em consideração para não afundarem.

Ainda mais por conta que se levarmos em consideração os últimos dez jogos da Série B, o Vasco ocupar somente a décima colocação com um aproveitamento de 46,67%. Este percentual tem que aumentar nos quatro jogos finais em no mínimo 10% para que a tragédia, que vem se anunciando, seja evitada. Pela história, o Vasco tem de subir.

AS CHANCES

Título

Atlético-GO: 92,2%

Avaí: 3,9%

Vasco: 2,7%

Bahia: 1%

Londrina: 0,066%

Náutico: 0,064%

Demais clubes: 0%

Acesso

Atlético-GO: 99,9963%

Avaí: 88,6%

Vasco: 86,8%

Bahia: 68,4%

Náutico: 29,2%

Londrina: 18,8%

CRB: 6%

Luverdense: 1,3%

Ceará: 0,63%

Brasil: 0,28%

Criciúma: 0,036%

Vila Nova: 0,003%

Demais clubes: 0%

As probabilidades são do matemático e membro da Academia LANCE! Gilcione Costa, responsável pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.