Topo

Fifa autoriza recurso da Bolívia contra perda de pontos nas Eliminatórias

Nelson Cabrera (camisa 5) foi o pivô da punição à seleção boliviana - Claudio Reyes/AFP
Nelson Cabrera (camisa 5) foi o pivô da punição à seleção boliviana Imagem: Claudio Reyes/AFP

10/11/2016 17h01

Nesta quinta-feira (10), a Fifa informou por meio de comunicado, que a Federação Boliviana de Futebol (FBF) poderá recorrer para tentar recuperar os quatro pontos perdidos para o Peru nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A seleção boliviana foi punida, pois, segundo a entidade máxima do futebol, Nelson Cabrera, paraguaio naturalizado boliviano, não estava regularizado. Com isso, foi decretada a derrota por 3 a 0 nos duelos com Peru e Chile, que tinham acabado com uma derrota e um empate, respectivamente. Além da punição, a FBF ainda foi multada em 6 mil francos suíços (R$ 20,4 mil)

"Após a sanção imposta à FBF por colocar em campo um jogador irregular em duas partidas diferentes, a decisão final da Fifa foi enviada à FBF. Também foram detalhas as condições para uma possível apelação da entidade, como mencionado no artigo 118 do Código Disciplinar da Fifa", informou a Fifa.

Na nota, a entidade também reforçou que a situação de Cabrera é sim irregular, explicando que o jogador se naturalizou em 3 de fevereiro de 2016, mas não cumpriu nenhum das condições estipuladas pela entidade no artigo 7 de seu estatuto. Por isso, não poderia atuar com a camisa boliviana.