Inglaterra faz clássico com a Escócia após saída da União Europeia

A Inglaterra recebe a Escócia nesta sexta-feira, às 17h45 (de Brasília), no primeiro confronto entre as seleções depois da saída do Reino Unido da União Europeia, após referendo em junho. O jogo é válido pela quarta rodada do Grupo F das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

A saída da Grã Bretanha do bloco acirrou ainda mais a rivalidade entre os vizinhos. A Inglaterra era a favor, enquanto a maioria dos escoceses votou contra o referendo. Por isso, o país do Whisky já pensa até em independência do Reino Unido para voltar à União Europeia.

Dentro de campo, a rivalidade também é intensa e desde 1870. No entanto, a partir de 1970, ficou ainda mais acirrada, desdobrando para o hooliganismo. A violência passou a ser mais comumente vista dentro e fora dos estádios entre as torcidas dos dois países. Com isso, os confrontos ficaram menos comuns.

No entanto, o sorteio da Uefa colocou as duas seleções no Grupo F, em busca da tão sonhada vaga na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Atualmente, os ingleses vão levando vantagem, com sete pontos, na liderança da chave. Lituânia e Eslovênia têm cinco, enquanto os escoceses somam quatro. Eslováquia, com três, e Malta, ainda sem pontuar, completam o grupo.

Nesta sexta-feira, o jogo será no Wembley, tradicional estádio de Londres. O técnico interino da Inglaterra, Gareth Southgate, confirmou o atacante Wayne Rooney como capitão do English Team.

- Ele está muito melhor do que na última convocação, com mais confiança e mais fino. É um jogador muito experiente para uma partida como essa e não tive dúvidas de que era alguém necessário para o duelo.

Maior artilheiro da história da Inglaterra, com 51 gols em 112 jogos, Rooney vem recuperando a forma na seleção e no Manchester United. Foi reserva em alguns jogos com Mourinho e também contra a Eslovênia, em outubro.

- A experiência dele é importante em uma partida como essa. Temos uma equipe com muita energia e potencial, mas precisamos de jogadores experientes. E Rooney está jogando bem ultimamente - afirmou o treinador.

Southgate ainda não foi confirmado como treinador oficial da Inglaterra. Ele assumiu o cargo no lugar de Sam Allardyce, que foi demitido por conta de um esquema de corrupção de transferências. O ex-jogador do Middlesbrough mostrou vontade de permanecer na função após a partida diante da Escócia e do amistoso com a Espanha, na terça-feira.

- Estou gostado muito do cargo, mas o que ocorre comigo não é importante. Temos que ganhar essa partida por nosso país, porque queremos ser líderes do grupo e irmos à Rússia - finalizou.

OUTROS JOGOS DO GRUPO F

Malta x Eslovênia

Eslováquia x Lituânia

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos