Topo

Texto final de novo estatuto do São Paulo fica pronto e espera aprovação

10/11/2016 16h26

A reforma do estatuto do São Paulo está cada vez mais perto de ser efetuada. Nesta quinta-feira, o texto final foi concluído após alterações sugeridas por emendas enviadas por sócios e agora aguarda aprovação no conselho deliberativo. Uma votação está prevista para o dia 16.

 

Na redação final, está a proposta de extinguir as chances de reeleição de um presidente, que teria apenas três anos de gestão. No modelo atual, o período de mandato é o mesmo, mas com possibilidade de duas reeleições. O próximo pleito será em abril de 2017, quando começarão a valer as novas regras.

 

Outra possível mudança no sistema eleitoral do Tricolor é a participação de sócios e até sócios-torcedores em votação direta para eleger o presidente do clube. Quem for eleito em 2017 terá 12 meses para realizar estudo que viabilize a integração dos associados como eleitores ao lado dos conselheiros.

 

Há uma resistência de oposicionistas contra o fato das votações no conselho continuarem abertas. Um grupo deseja que os votos sejam secretos, mas o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva busca conciliação com os partidos políticos para que esse detalhe não trave a reforma do estatuto.

 

As sugestões de criar um conselho administrativo, de tornar o presidente remunerado e de tornar a diretoria um órgão profissional e executivo também foram incluídas no texto final. Depois da votação no conselho deliberativo, no dia 16, uma assembleia geral de sócios será realizada em dezembro.

Oposição

Os representantes da oposição ao presidente Leco ainda lutam pelo voto secreto por entenderem que há uma intimidação do grupo da situação que impediria o conselheiro de ter a liberdade protegida para votar naquilo que entender correto.

Outro ponto reivindicado pela oposição é que se coloque em votação de destaque no Conselho momentos antes do pleito para a aprovação do estatuto, se esta votação será aberta ou secreta. Desta maneira, seria dado poder de escolha ao conselheiro.