Topo

Aprenda a jogar pares altos no Texas Hold'em para obter maiores ganhos

13/11/2016 15h33

Quando os jogadores olham para trás em seus resultados de poker Texas Hold'em depois de um bom tempo de poker online, as duas mãos mais lucrativas quase que com certeza são o A-A e o K-K. Elas são as duas melhores mãos de poker que você pode receber, apesar de nem sempre ganharem. Se você puder jogar um pote grande com elas você ficará do lado vencedor mais frequentemente. Muito do seu lucro com essas mãos será a partir de decisões tomadas no pré-flop. Neste artigo, vamos dar uma olhada nas melhores maneiras de ganhar grandes potes pré-flop, quando é melhor fazer o slowplay e o melhor tamanho de aposta a ser utilizado.

No geral, os jogadores fazem o "slowplay" (jogar a mão passivamente para tentar enganar o seu adversário) muito mais do que deveriam. A melhor forma de ganhar grandes potes com Ases e Reis é jogar agressivamente pré-flop. Quando alguém aumentar antes de você, reaumente (jogada conhecida como 3-bet) todas as vezes. Existem diversos resultados positivos quando você faz isso. Primeiro, você tem a oportunidade de colocar o seu oponente numa fria quando ele também tem uma mão forte (mas nem tanto). Vamos imaginar que você tem Ases e o seu oponente tem Damas. Se você fizer a 3-bet, é provável que ele aumente mais uma vez e todas as fichas vão parar no meio da mesa, com os seus Ases tendo 80% de chances de ganhar um pote enorme. Se em vez disso você apenas pagar pré-flop você tem a chance de ganhar um pote grande - especialmente em flops baixos como 2-2-5 de naipes diferentes - mas existem muitos flops que podem matar a ação também. Se o flop vier com um Rei ou um As, o seu adversário tende a diminuir o ritmo, e o mesmo pode acontecer em um flop muito conectado como 7-8-9 do mesmo naipe. Não deve haver nada mais frustrante para um jogador de poker vencedor do que perceber que perdeu a oportunidade de ganhar um pote grande.

Existem poucas circunstâncias em que fazer o slowplay será mais eficiente. Por exemplo se você está jogando contra um jogador que é muito agressivo; nesta situação você pode apenas pagar uma 3-bet com o seu par alto em vez de reaumentar, por que você imagina que existe uma grande chance dele estar blefando. Qualquer ação agressiva da sua parte pode simplesmente fazer com que ele desista, assim apenas pagando você permite que ele continue blefando. Você pode ir pagando em todas as rodadas, com a mente tranquila que é quase certo que você tenha a melhor mão. Mas em praticamente todas as outras situações, continue jogando agressivamente para ter a melhor chance de ganhar um pote grande.

Ao pensarmos no tamanho das apostas com pares altos, o mais importante a fazer é buscar um equilíbrio entre obter o máximo de valor (cobrar o máximo que puder do seu adversário) e assustá-lo (fazer uma aposta muito grande que ele desista da ação com sua mão de força mediana). É fundamental lembrar que você quer ação destes adversários quando você tem uma mão monstro. É por isso que simplesmente ir all-in com Ases na mão é um erro enorme na maioria das vezes (pensando que os stacks estão grandes) - agora você está obrigando o seu adversário a ter uma mão muito forte para pagar você, enquanto um aumento menor poderia ser pago por todos os tipos de mãos que você estaria dominando como A-Q, 7-7 e 6-5 naipados. Se o seu reaumento comprometer apenas uma parte pequena do seu stack - entre 20% e 25% de preferência - você também pode fazer com que o seu oponente acredite que ele consegue fazer você desistir. Isso significa que jogadores agressivos podem ir all-in com mãos fracas como um blefe e você ganhar fichas facilmente. Ainda, se você aumenta muito alto, você não permite que esta mina de ouro potencial exista.

Para mais dicas de estratégias vencedoras de poker, crie a sua conta GRATUITA no PokerStars e participe da nossa escola. Se já for um membro da escola, faça um depósito e experimente esta estratégia nas mesas.