Flamengo e Bauru estão fora da Liga das Américas após veto da FIBA

A decisão da Federação Internacional de Basquete (FIBA, na sigla em inglês) de suspender a Confederação Brasileira (CBB) afetará os clubes brasileiros. Atual campeão e vice do NBB, respectivamente, Flamengo e Bauru não poderão disputar a Liga das Américas. A competição está prevista para começar no dia 29 de janeiro.

Já o Mogi das Cruzes brigará pelo título da Liga Sul-Americana, contra o Bahia Blanca Basket (ARG), pois o torneio estava em andamento quando a suspensão foi anunciada. A série será em melhor de cinco jogos. Caso o time paulista vença, também ficará impedido de participar da Liga das Américas.

A competição é uma das mais prestigiadas do calendário das equipes brasileiras. Seu campeão se credencia para a disputa da Copa Intercontinental, considerada por muito o "Mundial Interclubes" do basquete. Flamengo e Bauru ainda não se pronunciaram sobre a suspensão.

O Comitê Executivo da FIBA tomou a decisão por entender que os brasileiros não estão em conformidade com suas obrigações.

A confederação, que vive grave crise financeira e institucional, deverá passar por uma série de reformas, que serão acompanhadas de perto por membros da FIBA. Uma reunião no dia 28 de janeiro reavaliará o quadro da CBB.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos