Topo

Mascote dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens terá nome escolhido em votação popular

14/11/2016 14h44

Será do público a responsabilidade de escolher o nome da mascote que simbolizará os Jogos Parapan-Americanos de Jovens-2017, que acontecerão em março, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. As alternativas são Mina, Mona e Sampa. O Comitê Paralímpico Brasileiro, organizador do evento, colocará as opções em votação nesta terça-feira, 15. As pessoas terão até o dia 20 para opinar por meio de enquete no perfil do CPB no Facebook (facebook.com/comiteparalimpico).

A mascote escolhida é uma macaca bugio, um animal típico da Mata Atlântica, conhecido por seus "gritos". Vale lembrar que o CT Paralímpico é localizado ao lado do Parque do Estado, uma das principais áreas de preservação da floresta na capital paulista e que conta com macacos bugio.

- Convido a todos para participarem e se engajarem na escolha do nome da mascote dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A participação do público é fundamental, já que nossa mascote transmite simpatia e é essencial para a identificação com a competição - disse Andrew Parsons, presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Cerca de mil atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de mais de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo-2017. A programação da competição contará com 12 modalidades.

Buenos Aires, Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu cerca de 600 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan-2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens aconteceu em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.