Topo

Rodada da eliminatória asiática pode 'embolar' briga por vaga na Copa

14/11/2016 17h29

Esta terça-feira terá mais uma rodada agitada pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2018. Com surpresas nas pontas da tabela dos Grupos 1 e 2, como Irã e Arábia Saudita, seleções com mais tradição no futebol lutam para fugirem da repescagem e conseguirem vaga no Mundial de maneira direita, como é o caso da Coréia do Sul e do Japão, no Grupo 1 e 2, respectivamente.

Principal seleção do continente, o Japão está na terceira colocação do Grupo 2, atrás de Arábia Saudita e Austrália, e terá pela frente justamente o time líder do grupo pela frente. Depois do empate em 1 a 1 fora de casa com a Austrália, a equipe do técnico Vahid Halilhodzic busca a vitória para igualar em pontos com a Arábia, que atualmente tem 10, e entrar de vez na briga pelo topo.

O que pode dificultar a vida do Japão nesta briga é o fato de a Austrália, segunda colocada do grupo, encarar nesta rodada a Tailândia, lanterna e sem nenhum ponto somado até o momento, em quatro jogos. Enquanto isso, a seleção dos Emirados Árabes Unidos, que está na quarta colocação, com seis pontos, e sonha em encostar no G2, terá pela frente o Iraque, que faz campanha modesta.

O Grupo 1 terá jogos que podem fazer a luta por vaga na Rússia ficar ainda mais emocionante. Atual segundo colocado, com nove pontos, o Uzbequistão vai pegar, fora de casa, a Coréia do Sul, que tem sete, e está na terceira colocação. O jogo pode mudar o panorama do G2.

E outra partida pode se crucial no Grupo 1. O líder Irã vai visitar a Síria, que está na quarta colocação, apenas três pontos atrás da Coreia. A vitória pode colocar o time da casa na briga com ainda mais força. Enquanto isso, China e Catar fazem a briga dos lanternas. A China, que tem apenas um ponto, atuará diante da torcida e, em caso de triunfo, deixa a última colocação.